Jornal do Brasil

Domingo, 21 de Dezembro de 2014

País

BA: ex-prefeito de Valença é preso durante ação contra desvio de verba

Portal Terra

Um ex-prefeito de Valença (BA) foi preso na manhã desta quinta-feira durante a Operação Ramsés. A ação foi feita pela Polícia Federal contra irregularidades na aplicação de recursos federais repassados à prefeitura nos anos de 2009 e 2010 pelos ministérios da Saúde e Educação para construção e reformas de escolas e postos de saúde. 

Durante a operação foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão na prefeitura e nas casas dos suspeitos. O ex-prefeito, que não teve o nome revelado pela Polícia Federal, foi preso em flagrante por posse irregular de arma e munições encontradas em sua casa durante o cumprimento de um dos mandados.

As investigações apontaram que, nos anos de 2009 e 2010, o então prefeito, junto com o então secretário de Infraestrutura e Urbanismo do município, comandou a ação criminosa de desvio de recursos públicos federais. Eles fraudavam as licitações, por meio de direcionamento para determinadas empresas, muitas delas fantasmas. Ainda foi descoberta a falsificação de certidões públicas, apresentadas nas licitações, e obras entregues fora do padrão contratado, em qualidade ou quantidade inferior. 

De acordo com a PF, também participaram do esquema o então secretário de Administração e um suspeito que confessou ter participado da fraude. Estima-se que, entre janeiro de 2009 e novembro de 2010, o grupo tenha desviado R$ 3 milhões. 

Os investigados responderão o processo em liberdade por peculato, crime de responsabilidade de prefeito e formação de quadrilha, entre outras acusações. Após a análise do material apreendido e das oitivas dos investigados, serão feitas perícias nas obras contratadas para verificar se foram efetivamente concluídas e auditar a aplicação dos recursos.

Tags: ação, desvios, federal, polícia, quadrilha, recursos

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.