Jornal do Brasil

Quarta-feira, 20 de Agosto de 2014

País

Ano Judiciário é aberto em breve sessão solene pelo presidente do STF

Dilma Rousseff foi representada pelo ministro da Justiça

Jornal do BrasilLuiz Orlando Carneiro

Brasília - Em sessão solene que não durou mais de 10 minutos, na manhã desta segunda-feira (3/2), o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, declarou aberto o ano judiciário, num brevíssimo pronunciamento no qual destacou que a Corte continuará a dar prioridade ao julgamento dos temas de "repercussão geral", em prol de uma prestação jurisdicional cada vez mais rápida, a fim de se desobstruir a Justiça de primeira instância.

Joaquim Barbosa lembrou que, nessa linha, no ano passado, no julgamento de 46 processos com repercussão geral reconhecida - em sua maioria recursos extraordinários - as decisões do STF tiveram impacto em, pelo menos, mais de 116 mil ações que estavam sobrestadas em 15 tribunais.

A presidente Dilma Rousseff foi representada na solenidade pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Também compareceram à sessão formal de abertura dos trabalhos do Judiciário o presidente do Senado, Renan Calheiros, e os presidentes dos demais tribunais superiores.

Tags: Abertura, barbosa, STF, Supremo, volta

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.