Jornal do Brasil

Domingo, 26 de Outubro de 2014

País

Tempo seco faz com que São Paulo entre em estado de alerta

Portal Terra

Por conta do baixo índice de umidade relativa do ar, a cidade de São Paulo entrou em estado de alerta, por volta das 16h10 deste sábado. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE) da prefeitura da capital paulista, a umidade na cidade atingiu 19%. O valor considerado limite para a normalidade é de 30%, mas a Organização Mundial da Saúde aponta 60% como o ideal.

Apenas as regiões das subprefeituras de Parelheiros e Capela do Socorro permaneceram em estado de atenção, com índice de 42% registrado. A previsão é que o dia siga com temperaturas elevadas e tempo seco. Os termômetros registram temperaturas entre 31ºC e 35ºC na capital paulista.

Por volta das 18h, a qualidade do ar era considerada muito ruim na região metropolitana de São Paulo pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). De acordo com o CGE, com o tempo seco é comum a piora nas condições de dispersão dos poluentes, o que prejudica a qualidade do ar. Essa condição propicia o surgimento ou agravamento de doenças respiratórias, cardiovasculares e oculares.

O CGE recomendou que os paulistanos evitem praticar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h; umidifiquem o ambiente com vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água; e consumir bastante água.

Tags: ar, elevadas, poluentes, qualidade, regiões, temperaturas, umidade

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.