Jornal do Brasil

Quinta-feira, 27 de Novembro de 2014

País

Tempo seco faz com que São Paulo entre em estado de alerta

Portal Terra

Por conta do baixo índice de umidade relativa do ar, a cidade de São Paulo entrou em estado de alerta, por volta das 16h10 deste sábado. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE) da prefeitura da capital paulista, a umidade na cidade atingiu 19%. O valor considerado limite para a normalidade é de 30%, mas a Organização Mundial da Saúde aponta 60% como o ideal.

Apenas as regiões das subprefeituras de Parelheiros e Capela do Socorro permaneceram em estado de atenção, com índice de 42% registrado. A previsão é que o dia siga com temperaturas elevadas e tempo seco. Os termômetros registram temperaturas entre 31ºC e 35ºC na capital paulista.

Por volta das 18h, a qualidade do ar era considerada muito ruim na região metropolitana de São Paulo pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). De acordo com o CGE, com o tempo seco é comum a piora nas condições de dispersão dos poluentes, o que prejudica a qualidade do ar. Essa condição propicia o surgimento ou agravamento de doenças respiratórias, cardiovasculares e oculares.

O CGE recomendou que os paulistanos evitem praticar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h; umidifiquem o ambiente com vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água; e consumir bastante água.

Tags: ar, elevadas, poluentes, qualidade, regiões, temperaturas, umidade

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.