Jornal do Brasil

Domingo, 26 de Outubro de 2014

País

SP registra maior temperatura do ano e recorde para fevereiro

Portal Terra

A cidade de São Paulo registrou neste sábado 35,8°C, a maior temperatura anotada em 2014, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O índice foi anotado no Mirante de Santana, na zona norte da capital, por volta das 16h. Até então, o recorde de calor deste ano era de 35,4ºC no dia 03 de janeiro.

De acordo com a Climatempo, este não foi o único recorde batido hoje. O valor de 35,8ºC registrados neste sábado é a maior temperatura já observada em um mês de fevereiro desde que as medições começaram, em 1943. O valor anterior no mês era de 34,7°C, anotado em 3 de fevereiro de 1984.

Além disso, a temperatura de hoje também é a maior observada desde 31 de outubro de 2012, quando fez 36,6°C. Quando se compara com todos os meses do ano, esta foi a sexta maior temperatura da série histórica. Segundo a Climatempo, até a noite, o Inmet ainda faz mais uma medição. O valor da temperatura máxima ainda pode se elevar alguns décimos após o horário de observação. O valor final é oficializado na medida noturna das 22h.

Menor valor de umidade desde 1982

Além do calorão, a tarde deste sábado também foi muito seca para os padrões de fevereiro. A medida da umidade realizada na estação convencional do Mirante de Santana indicou registro de 24% (leitura feita perto das 16h), que empata com o menor valor registrado em 22 de fevereiro de 1982, segundo informações do Inmet. 

Tags: capital, climatempo, índice, maior, meteorologia, observada

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.