Jornal do Brasil

Quinta-feira, 18 de Setembro de 2014

País

SC: sábado é marcado por praias lotadas e temperatura de 36°C

Portal Terra

A onda de calor continua sem dar trégua em Santa Catarina e elevou os termômetros para 36°C na capital Florianópolis na tarde deste sábado. Ao contrário do último final de semana, quando a chuva atrapalhou os planos de quem queria aproveitar o sol, desta vez os banhistas não tiveram do que reclamar e lotaram as praias da cidade desde o início da manhã. 

O dia já começou muito quente em praticamente todo o litoral, com a temperatura por volta dos 27ºC às 9h. Foi o caso de Florianópolis e Joinville.

A estação automática do Centro de Recursos Ambientais do Estado marcou 34ºC na capital por volta das 16h. Já os termômetros de rua, que normalmente são expostos ao sol, exibiam 41°C no mesmo horário.

O verão 2014 em Santa Catarina é considerado um dos mais quentes das últimas duas décadas. “Normalmente temos duas ondas severas de calor na estação e esta que estamos passando já é a terceira”, afirma o meteorologista Marcelo Martins. 

O calor extremo já preocupa as autoridades: a Companhia de Saneamento de Santa Catarina (Casan) admite a possibilidade de novos problemas com a falta de abastecimento de água nos próximos dias, caso não ocorram chuvas significativas. A Defesa Civil emitiu um alerta para que a comunidade evite a prática de exercícios fisicos ao sol e com problemas de desidratação. 

Os dias mais quentes chegam a incomodar até mesmo quem garante ser “fã número um” de praia. “Tudo que é exagero faz mal. Poderíamos ter sol, mas uma temperatura um pouco mais agradável”, afirmou a turista gáucha Helena Baumgarter, 28 anos, moradora de Caxias do Sul e que curtia a praia do Morro das Pedras. “Não dá para chegar na praia depois das 10h. É insuportável”, disse.

Tags: banhistas, calor, Florianópolis, onda, praias

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.