Jornal do Brasil

Terça-feira, 16 de Setembro de 2014

País

SC: temperatura oscila apenas 6ºC na capital em novo dia de calor extremo

Portal Terra

Os termômetros oscilaram apenas cerca de 6ºC nesta sexta-feira de muito calor em Florianópolis (SC). A menor temperatura na capital catarinense foi de 26ºC por volta das 5h. No início da tarde, os termômetros na estação meteorológica do Centro de Recursos Ambientais de Santa Catarina (Ciram) marcavam 32ºC à sombra. A sensação térmica foi de um dia ainda mais quente em decorrência da umidade relativa do ar, em torno de 60%.

O forte calor não foi tão intenso quanto ao registrado na quarta-feira, quando a sensação térmica em Florianópolis passou dos 52ºC. Mesmo assim, muitos banhistas passaram o dia na praia para tentar se refrescar. 

O acesso aos balneários mais concorridos, como Joaquina e Mole, esteve bastante complicado. Nas praias da região sul, onde o vento foi de maior intensidade, o movimento foi menor. Nesta sexta, o Ciram emitiu um aviso para fortes temporais em praticamente todo o Estado no decorrer da tarde e da noite, em virtude do aquecimento. 

Para o fim de semana, a previsão é a de que a terceira onda de calor do verão continue elevando as temperaturas para bem próximas da casa dos 40ºC. O alerta da Defesa Civil local é de que as pessoas evitem atividades físicas, busquem locais com ar-condicionado, consumam muitos líquidos e, principalmente, se protejam do sol, já que os índices de raios ultravioleta devem mais uma vez atingir o nível extremo. "O alerta vale especialmente para crianças e idosos, que são os que mais sofrem com o calor extremo", afirmou o meteorologista Marcelo Martins.

Tags: calor, Previsão, Santa Catarina, sufoco, verão

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.