Jornal do Brasil

Domingo, 17 de Junho de 2018 Fundado em 1891

País

Governo de SP inaugura sistema de bloqueio de celulares em prisões

Jornal do Brasil

Na tentativa de evitar o contato de líderes de facções criminosas com membros desses grupos fora dos presídios, o governo de São Paulo inaugurou nesta sexta-feira a operação do sistema de bloqueadores de telefonia celular em presídios do Estado.

Os bloqueadores serão instalados inicialmente em presídios que abrigam líderes de facções criminosas e nas penitenciárias com detentos de alta periculosidade. A Penitenciária II "Maurício Henrique Guimarães Pereira", em Presidente Venceslau, foi a primeira a receber esses equipamentos.

Outras 22 unidades irão receber os equipamentos este ano, de acordo com o governo. “Esse é o primeiro passo e é um trabalho permanente. Agora vamos instalar os equipamentos na penitenciária de Avaré”, disse o governador paulista Geraldo Alckmin. 

O governo paulista afirmou que optou pela contratação e não pela compra dos equipamentos instalados. Segundo a administração estadual, a decisão ocorre porque a “empresa vencedora da licitação tem a obrigação de manter os equipamentos e acompanhar a evolução tecnológica”. “Nos casos em que não houver o bloqueio das conversações e transferência de dados, o Estado não irá pagar”, diz nota do governo. 

Portal Terra


Tags: SP, Sistema, celulares, crise, prisional

Compartilhe: