Jornal do Brasil

Terça-feira, 21 de Outubro de 2014

País

Papa nomeia novo bispo de Guarulhos e auxiliar para Salvador

Jornal do Brasil

O papa Francisco nomeou nesta quarta-feira o padre Estevam dos Santos Silva Filho como bispo auxiliar da arquidiocese de Salvador (BA). Atualmente, padre Estevam exerce as funções de pároco da paróquia Nossa Senhora da Candeias, em Vitória da Conquista (BA), e ecônomo na mesma arquidiocese.

O papa também realizou a transferência de dom Edmilson Amador Caetano, até agora bispo de Barretos (SP), como novo bispo de Guarulhos (SP). Dom Edmilson é paulista, 53 anos, monge da Ordem Cisterciense. 

Dom Edmilson Amador Caetano (esquerda) foi nomeado bispo de Guarulhos. Já o padre Estevam dos Santos Filho (direita) será o novo bispo auxiliar de Salvador 
Dom Edmilson Amador Caetano (esquerda) foi nomeado bispo de Guarulhos. Já o padre Estevam dos Santos Filho (direita) será o novo bispo auxiliar de Salvador 

Novo bispo

Padre Estevam tem 45 anos, natural de Vitória da Conquista. Nasceu no dia 10 de abril de 1968. Aos 20 anos, ingressou no Seminário Maior Nossa Senhora das Vitórias, onde cursou Filosofia. Em Belo Horizonte, estudou Teologia no Instituto Coração Eucarístico. Recebeu a ordenação presbiteral no dia 9 de julho de 1995. É bacharel em Teologia, com especialização em Comunicação para a Pastoral pela Pontifícia Universidade Javeriana, em Bogotá (Colômbia).

Desde 1995, exerce atividade como diretor espiritual no Seminário Maior da Arquidiocese de Vitória da Conquista. Foi pároco nas paróquias Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Iguaí, Senhor Bom Jesus e Santa Rita, em Planalto e Divino Espírito Santo, em Poções. Atuou como administrador da paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Nova Canaã.

Trajetória na comunicação

O jovem padre Estevam tem uma caminhada nas atividades de comunicação na Igreja do Brasil. No período de 2000 a 2010 exerceu por três mandatos a função de vigário regional do Vicariato São Marcos na arquidiocese de Vitória da Conquista. Por dez anos, foi professor de comunicação no Instituto de Filosofia Nossa Senhora das Vitórias (1998-2008) e assessor eclesiástico da Pascom arquidiocesana.

Foi membro e secretário do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores. Dedicou-se aos trabalhos com os jovens na função de assessor eclesiástico do Setor Juventude do Vicariato São Lucas. Também foi diretor arquidiocesano do Encontro de Casais com Cristo (ECC).

 

 

Tags: bispos, brasileiros, nomeações, papa, vaticano

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.