Jornal do Brasil

Domingo, 31 de Agosto de 2014

País

Mortes sob tortura são tema de audiência pública na Comissão da Verdade

Jornal do Brasil

O Arquivo Nacional irá sediar audiência pública da Comissão Nacional da Verdade (CNV) e da Comissão da Verdade do Rio de Janeiro nesta sexta-feira (24), a partir das 10h. O tema abordado serão as mortes sob tortura do sargento da PM da Guanabara, Severino Viana Colou, e do estudante de medicina Chael Charles Schreier, ocorridas em maio e novembro de 1969, respectivamente, na Companhia de Polícia do Exército da Vila Militar, no Rio de Janeiro.

Cinco testemunhas e três agentes da repressão envolvidos com as mortes e as torturas ocorridas na Vila Militar prestarão depoimentos. Uma vez notificados, os convocados são obrigados a comparecer, sob a pena de responder pelo crime de desobediência.

A audiência será aberta ao público. Devido à limitação do número de pessoas no auditório, haverá distribuição de senhas no local, a partir das 9h15.

A audiência será aberta pelo diretor-geral do Arquivo Nacional, Jaime Antunes da Silva, e presidida pela Conselheira da CNV, Rosa Cardoso.

A mesa da audiência será composta pelo coordenador da CNV, Pedro Dallari; pela Conselheira da CNV, Rosa Cardoso; pelo Presidente da Comissão Estadual da Verdade do RJ, Wadih Damous, e pelos membros da Comissão Estadual da Verdade do RJ, Nadine Borges e Manoel Moraes.

 

Tags: ato, ditadura, institucional, MILITAR, tortura

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.