Jornal do Brasil

Quarta-feira, 1 de Outubro de 2014

País

Termina em maio prazo para pedir atendimento especial na eleição

Agência Brasil

Os eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida devem ficar atentos aos prazos que Justiça Eleitoral definiu para garantir atendimento especial no dia 5 de outubro, data do primeiro turno das eleições deste ano.

O prazo para pedir transferência do local antigo de votação termina no dia 7 de maio. Um mês depois, no dia 7 de julho, encerra-se o prazo para que os que pediram transferência informem, por escrito, suas restrições para que seja providenciado o atendimento adequado. 

De acordo com levantamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), existem no país 378.806 eleitores com deficiência. São Paulo é o estado com o maior número (117.471), seguido pelo Rio de Janeiro (39.216) e Minas Gerais (18.966).O prazo para o eleitor pedir a emissão do título ou a transferência de domicílio também termina no dia 7 de maio. Para resolver a pendência, basta procurar o cartório eleitoral mais próximo.

No site do TSE também é possível fazer o pré-atendimento antes de procurar os cartórios. O eleitor pode acessar o site Título Net, do TSE, ferramenta disponível para agilizar atendimento final, feito nos cartórios eleitorais. Após preencher os campos de identificação, o eleitor tem de comparecer ao cartório com a documentação exigida para concluir o atendimento e receber o documento.

Para transferir o título de eleitor, nos casos de mudança de cidade ou de país, o cidadão deve comparecer ao cartório com documento de identificação com foto, título de eleitor e comprovante de residência. Quem mora no exterior, deve procurar as embaixadas do Brasil.

Tags: documerntos, eleitoral, prazos, superior, Tribunal

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.