Jornal do Brasil

Domingo, 21 de Dezembro de 2014

País

Ministro da Saúde visita tribo indígena isolada no Pará

Portal Terra

?O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, visitou, na última segunda-feira, a tribo indígena da etnia Zoé, localizada no interior de Óbidos, no Pará. Durante o encontro, o político assinou uma portaria que estabelece novas estratégias na área da saúde para os povos indígenas e a criação de um Plano de Contingência na área para situações graves, como surtos epidêmicos.

A visita também marcou a entrega de um consultório odontológico e o anúncio da aquisição de um gerador exclusivo para o uso na unidade de saúde instalada na aldeia.

Ministro Alexandre Padilha visitou índios da tribo Zoé, que vivem isolados em cidade do interior paraense
Ministro Alexandre Padilha visitou índios da tribo Zoé, que vivem isolados em cidade do interior paraense

“No final dos 90, conheci os Zoé. À época, doenças como a malária e a pneumonia quase dizimavam este povo isolado. Hoje, além de salvá-los, eles são mais numerosos e mais saudáveis. Tanto tempo depois, volto ao Zoé, junto com a presidente da Funai, como marco para transformarmos em regra nacional para índios isolados o trabalho feito aqui”, disse o ministro.

O modelo proposto prevê que a intervenção mínima do Estado, de modo a promover medidas sanitárias preventivas e de emergência. A tribo Zoé possui atualmente população de 254 indígenas, divididos em 11 aldeias.

Segundo o Ministério da Saúde, em todo o País, cerca de 640 mil indígenas habitantes de áreas demarcadas recebem cuidados do Ministério da Saúde por meio da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai). Ao todo, são 15 mil médicos, enfermeiros, técnicos, odontólogos, psicólogos e agentes responsáveis pelo atendimento.

Tags: aldeia, indígena, Ministro, Padilha, visita

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.