Jornal do Brasil

Quinta-feira, 24 de Abril de 2014

País

Governo de Pernambuco anuncia ações para apoio à formação de gênero

Jornal do Brasil

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, assinou nesta terça-feira um decreto e dois convênios para apoio da formação de gênero no Estado, em solenidade realizada na Sede Provisória do Governo, no Centro de Convenções. As ações garantem a institucionalização de atividades e ações para a mulher. O decreto assinado institui o Comitê de Apoio à Formação em Gênero em Pernambuco, para garantir o desenvolvimento de ações e atividades voltadas para a promoção da igualdade de gênero. 

"Formar pessoas é sempre muito desafiador, mas é algo que faz bem, é sempre um dinheiro bem empregado. Esse é mais um passo estruturador de um conjunto de políticas públicas para aperfeiçoamento do aparelho de Estado", afirmou o governador Eduardo Campos. 

Um dos convênios, assinado com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e com a Fundação Joaquim Nabuco, se destina à realização do I Curso de Especialização em Gênero, Desenvolvimento e Políticas Públicas. A aula inaugural está marcada para o dia 8 de fevereiro. 

O outro convênio foi assinado com o Ministério da Saúde e a Universidade de Pernambuco (UPE), para a realização do Curso de Especialização de Gestão da Atenção Integral da Saúde da Mulher com Enfoque de Gênero. Ambos os cursos são inéditos na região. 

Para a secretária da Mulher, Cristina Buarque, os atos desta terça-feira alcançam um objetivo estabelecido ainda em 2007. "Esse é um cumprimento de uma meta fundamental que tínhamos: ter cursos de capacitação em gênero no Estado. Construímos uma base sólida ao longo desses anos para chegar aqui. Nosso próximo passo é a instituição do mestrado e doutorado em gênero, que tanto esse Estado precisa", destacou Cristina Buarque. 

Já o presidente da Fundação Joaquim Nabuco, Fernando Freire, ressaltou a importância do assunto. "Esse é um investimento num grande tema para Pernambuco. Não podemos nunca ficar longe dessa temática da mulher", disse Freire. 

O secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Mozart Sales, classificou a iniciativa como inédita. "Essa é uma iniciativa inovadora, que vamos, inclusive, buscar replicar em outros Estados", ressaltou Mozart Sales, que na ocasião representou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.  

Tags: assinatura, Campos, convenios, decreto, pe

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.