Jornal do Brasil

Sexta-feira, 21 de Novembro de 2014

País

Passeata lembra vítimas de incêndio na boate Kiss

Portal Terra

A uma semana do primeiro aniversário do incêndio da boate Kiss, que matou 242 jovens, parentes, amigos e sobreviventes da tragédia participaram nesta segunda-feira em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, de uma passeata para relembrar as vítimas. Desde as 8h, com cartazes nos quais se pedia "justiça", o grupo fez uma caminhada pelas ruas de Santa Maria, onde em 27 de janeiro do ano passado aconteceu um dos piores incêndios do país.

Após a passeata, cerca de 300 pessoas participaram de uma missa na Basílica Nossa Senhora Medianeira em homenagem as vítimas da tragédia que comoveu o país. "Lembro bem que o Papa Francisco me aconselhou, em dia 27 de julho, quando completaram seis meses da tragédia: 'abrace a cruz, siga Jesus e siga adiante", disse o arcebispo Hélio Rupert durante a missa. Ele também lembrou os mortos de uma tragédia semelhante em Buenos Aires. "O Papa me disse que conhecia nossa dor pelo que aconteceu na Argentina", afirmou.

A missa marcou início de uma série de atividades organizadas pela Associação de Familiares das vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria para lembrar os familiares e amigos que perderam a vida após o incêndio, informou a entidade.

O desastre ocorreu pelo uso de um sinalizador durante o show do grupo Gurizada Fandangueira que, em contato com o isolamento acústico do teto, gerou um gás tóxico que provocou a maioria das mortes, segundo o relatório policial.

Incêndio na Boate Kiss

Na madrugada do dia 27 de janeiro, um incêndio deixou 242 mortos em Santa Maria (RS). O fogo na Boate Kiss começou por volta das 2h30, quando um integrante da banda que fazia show na festa universitária lançou um artefato pirotécnico, que atingiu a espuma altamente inflamável do teto da boate.

Com apenas uma porta de entrada e saída disponível, os jovens tiveram dificuldade para deixar o local. Muitos foram pisoteados. A maioria dos mortos foi asfixiada pela fumaça tóxica, contendo cianeto, liberada pela queima da espuma.

Tags: Casa, Fogo, noturna, RS, tratamentos

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.