Jornal do Brasil

Quinta-feira, 23 de Outubro de 2014

País

Inscritos no ProUni passam de 860 mil

Agência Brasil

Até as 18h de hoje (14), 868.806 candidatos fizeram a inscrição no Programa Universidade para Todos (ProUni). O número de inscrições era 1.654.757, pois cada candidato pode fazer até duas opções de curso. O prazo de inscrições começou ontem (13) e vai até sexta-feira (17), às 23h59, horário de Brasília. A inscrição deve ser feita no site no Prouni.

O estudante que se inscreveu no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) também pode se inscrever no ProUni. Porém, caso seja selecionado nos dois processos, deverá escolher uma das vagas.

Para fazer a inscrição na primeira edição de 2014 do ProUni, o candidato deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013 e obtido, no mínimo, 450 pontos na média das notas. Não pode ter tirado nota zero na redação. No momento da inscrição, será necessário informar o número de inscrição e a senha usados no Enem e o Cadastro de Pessoa Física (CPF). O candidato não pode ter diploma de curso superior.

Nesta edição, o programa oferece 131.636 bolsas integrais e 59.989 parciais, em 25,9 mil cursos. Isso significa crescimento de 18% na oferta em relação à primeira edição do ano passado. Estão programadas duas chamadas online de candidatos. O resultado da primeira será divulgado no dia 20 e o da segunda, no dia 3 de fevereiro, ambos na página do programa na internet.

Para concorrer à bolsa integral, o estudante deve comprovar renda familiar por pessoa de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais, a renda familiar deve ser de até três salários mínimos por pessoa. Estão dispensados dos requisitos de renda os professores da rede pública em efetivo exercício do magistério da educação básica, integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública. Eles concorrem exclusivamente a bolsas para cursos de licenciatura.

Para os concorrentes à bolsa parcial, há ainda os benefícios do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O candidato pode custear os 50% restantes da mensalidade sem necessidade de apresentar fiador. Para isso, é necessário que a instituição para a qual foi selecionado tenha firmado termo de adesão ao Fies e ao Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo.

Tags: alunos, inscritos, prazos, programa, universidade

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.