Jornal do Brasil

Sábado, 30 de Agosto de 2014

País

Presidente da CDH classifica como caótica situação em Pedrinhas

Jornal do Brasil

Após visita de senadores ao Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís (MA), a presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDH), senadora Ana Rita (PT-ES), classificou a realidade do local como deprimente e caótica. Os senadores realizaram uma série de atividades nesta segunda-feira (13) no Maranhão para avaliar a situação do sistema prisional do estado.

Na penitenciária, a senadora Ana Rita relatou que as condições da ala destinada a presos provisórios, que passa por reforma, são melhores, mas descreveu um quadro caótico no ambiente reservado aos presos condenados.

"O quadro é muito delicado. Há uma superlotação das celas e dos cubículos. São cubículos extremamente fechados, sujos e superlotados. Há também a falta de ventilação e de limpeza", explicou.

>> OAB denuncia tortura da PM e tropas federais em Pedrinhas

>> Senador do Maranhão diz que 'prisão é a última das últimas prioridades'

>> MA: mesmo com apoio da Justiça, Roseana tem autonomia em crise

>> MA: mulheres são presas tentando entrar com celulares e cocaína em presídio

>> O Maranhão está rico ou apenas alguns maranhenses?

O vice-presidente da CDH, senador João Capiberibe (PSB-AP), também destacou as condições degradantes e desumanas dos presos. "O que nós vimos foi um depósito de seres humanos sem assistência devida e sem condições mínimas para garantir a saúde e a integridade física dessas pessoas", criticou.

Além de Ana Rita e Capiberibe, integram a comitiva os senadores João Alberto Souza (PMDB-MA), Lobão Filho (PMDB-MA), Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) e Humberto Costa (PT-PE).

Tags: crise, intervenção, Maranhão, prisional, Sistema

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.