ASSINE
search button

Presidente da CDH classifica como caótica situação em Pedrinhas

Compartilhar

Após visita de senadores ao Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís (MA), a presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDH), senadora Ana Rita (PT-ES), classificou a realidade do local como deprimente e caótica. Os senadores realizaram uma série de atividades nesta segunda-feira (13) no Maranhão para avaliar a situação do sistema prisional do estado.

Na penitenciária, a senadora Ana Rita relatou que as condições da ala destinada a presos provisórios, que passa por reforma, são melhores, mas descreveu um quadro caótico no ambiente reservado aos presos condenados.

"O quadro é muito delicado. Há uma superlotação das celas e dos cubículos. São cubículos extremamente fechados, sujos e superlotados. Há também a falta de ventilação e de limpeza", explicou.

>> OAB denuncia tortura da PM e tropas federais em Pedrinhas

>> Senador do Maranhão diz que 'prisão é a última das últimas prioridades'

>> MA: mesmo com apoio da Justiça, Roseana tem autonomia em crise

>> MA: mulheres são presas tentando entrar com celulares e cocaína em presídio

>> O Maranhão está rico ou apenas alguns maranhenses?

O vice-presidente da CDH, senador João Capiberibe (PSB-AP), também destacou as condições degradantes e desumanas dos presos. "O que nós vimos foi um depósito de seres humanos sem assistência devida e sem condições mínimas para garantir a saúde e a integridade física dessas pessoas", criticou.

Além de Ana Rita e Capiberibe, integram a comitiva os senadores João Alberto Souza (PMDB-MA), Lobão Filho (PMDB-MA), Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) e Humberto Costa (PT-PE).