Jornal do Brasil

Quinta-feira, 27 de Novembro de 2014

País

SP: grupo protesta contra preconceito a transexuais em shopping na av. Paulista 

Portal Terra

Um grupo realizou um protesto no início da tarde deste sábado na praça de alimentação do shopping Center 3, na avenida Paulista, em protesto contra um suposto constrangimento a quatro transexuais que tentavam usar o banheiro feminino do estabelecimento e foram barradas, no último dia 4.

De acordo com a Polícia Militar, o ato reuniu 50 pessoas. Já segundo a assessoria de imprensa do shopping, o protesto contou com a participação de 80 manifestantes, que se reuniram na praça de alimentação do estabelecimento por volta das 14h. Segundo a PM e o shopping, o protesto foi pacífico.

A manifestação, intitulada, "Me Deixem Fazer Xixi em Paz! Porque Sou Mulher Trans e Uso o Banheiro Feminino", foi convocada pelo Facebook para as 13h de hoje. Às 16h20, 881 pessoas haviam confirmado presença no ato, na rede social. 

De acordo com a descrição do evento no Facebook, quatro amigas transexuais teriam sido "constrangidas ao usar o banheiro feminino" do shopping. “Fomos ao banheiro juntas e ficamos um tempo nos olhando no espelho, conversando enquanto alguma de nós usava alguma cabine ou se maquiava. Um segurança, homem, chamou uma de nós na porta dizendo que ela tinha que usar o banheiro masculino porque ela era homem. Eu fui até a porta do banheiro com muita raiva e disse ‘você não pode fazer isso! Nós vamos continuar no banheiro até terminar de usar’ e puxei a ela para dentro”, diz o texto. 

“Uma segurança mulher entrou com rádio e as meninas foram falar com ela, e as outras meninas foram explicar que a gente tinha que usar o banheiro feminino mesmo, que o masculino não teria sentido e coisas assim. E ficamos mais alguns minutos até sairmos. Tinha seis ou sete seguranças homens na porta fazendo um ‘corredor’. Eu ainda parei entre eles, pus a mão na cintura e falei alto ‘mas pra que isso, né?’ Ficaram rindo, e soltando grosserias contra nós.”

De acordo com o shopping, como parte do protesto, manifestantes utilizaram os banheiros do estabelecimento e depois deixaram o local. Segundo a PM, o trânsito na avenida Paulista não foi interrompido. 

Tags: dizendo, ela, masculino, o banheiro, porque, que, que usar, tinha

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.