Jornal do Brasil

Quarta-feira, 1 de Outubro de 2014

País

Sexta-feira tem calor e índices de raio UVB próximos ao nível máximo em SC

Portal Terra

A sexta-feira em Florianópolis (SC) foi marcada pela presença de muito sol, termômetros marcando 34°C durante a tarde e índices de raio ultravioleta próximos aos níveis máximos. O calor deu as caras desde o início da manhã: antes das 9h, a temperatura passava dos 29°C na capital catarinense. O dia típico de verão levou milhares de pessoas às praias e deixou o trânsito complicado nas rodovias SC-401 (que liga o centro aos balneários do norte) e SC-405, acesso à região sul de Florianópolis.

Quem pôde aproveitar o dia na praia precisou se esconder debaixo do guarda sol ou abusar do protetor solar. Pouco depois do meio-dia, o índice ultravioleta chegou a atingir 13 em uma escala que vai até 14.

“Temos que vir à praia de manhã e, depois, voltar no final da tarde. Não dá para ficar debaixo deste sol, por mais que usemos protetor”, disse Marcela Birlinger Marques, 31 anos, moradora de Canoas (RS) e que procurou curtir o dia na praia do Morro das Pedras. “Queríamos um lugar mais sossegado, sem aquele tumulto de Jurerê e da Mole”.

Alerta para mudança de tempo e muita chuva

O Centro de Recursos Ambientais de Santa Catarina (Ciram) emitiu um alerta para uma mudança severa no tempo nas próximas horas. Chuvas fortes - e contínuas - podem atingir o Estado até a próxima terça-feira.

A Defesa Civil e órgãos de segurança já estão de prontidão. No sábado, a passagem de uma frente fria traz o risco de temporal com granizo. “No domingo, a quantidade de chuva passa a ser mais significativa na maioria das regiões, onde teremos média entre 40 a 60 milímetros na região do Vale do Itajaí e de 70 a 90 milímetros na região de Florianópolis. No sul do Estado, os totais de chuva podem passar dos 100 milímetros em pontos isolados”, informou o órgão em nota. “Nestes cinco dias, os valores são equivalentes à chuva esperada para cerca de 20 dias do mês de janeiro, que tem média mensal em torno de 190 a 210 milímetros”.

Tags: elevadas, floripa, lotadas, praias, temperaturas

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.