Jornal do Brasil

Quarta-feira, 23 de Abril de 2014

País

Com chuva e granizo, São Paulo entra em estado de atenção

Portal Terra

Parte da cidade de São Paulo entrou em estado de atenção para alagamentos na tarde desta sexta-feira. Devido ao calor intenso, grandes e escuras nuvens se espalharam pelo céu da capital, que foi atingida por chuva e granizo. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), por volta das 16h30, entraram em atenção as zonas norte, sul e oeste e as marginais Pinheiros e Tietê.

O calor e a entrada da brisa marítima já provocavam pancadas de chuva em algumas localidades. Conforme imagens de radar meteorológico, a precipitação era forte na zona sul, principalmente entre os bairros de Campo Limpo, M'Boi Mirim, Santo Amaro e parte de Capela do Socorro. Na zona oeste, chovia com intensidade no Butantã.

Segundo a Climatempo, na zona sul a temperatura chegou aos 34°C no aeroporto de Congonhas. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou a temperatura máxima de 33,2°C no Mirante de Santana, na zona norte.

Na Grande São Paulo, chovia forte em Osasco, Embu, Itapecerica da Serra e demais municípios a oeste da capital. Em Cajamar, a chuva era moderada. 

De acordo com os meteorologistas do CGE, como o tempo permanece quente na cidade de São Paulo, as chuvas devem atingir outros pontos da cidade na próxima hora, variando de intensidade.

Previsão

O tempo não muda muito nos próximos dias. São esperados dias quentes, ensolarados e com pancadas de chuva no final das tardes. O sábado será um dia típico de verão. Ao amanhecer, os termômetros ficam em torno dos 21°C, mas com a presença do sol entre poucas nuvens, as temperaturas se elevam rapidamente. A máxima chega aos 33°C, enquanto que as taxas de umidade relativa do ar variam entre 35% e 85%.

Entre o final da tarde e o início da noite, a chegada da brisa marítima provoca temporais localizados. São esperadas chuvas fortes, acompanhadas de rajadas de vento e eventual queda de granizo. O risco para a formação de alagamentos é elevado.No domingo o dia começa com sol, céu nublado e temperatura média de 21°C no início da manhã. A passagem de uma frente fria de fraca atividade pelo litoral paulista aumenta a quantidade de nuvens, e por conta disso, a máxima chega aos 31°C. Os índices de umidade do ar variam entre 40% e 90%.

Mesmo fraco, o sistema que vem acompanhado de um ar mais frio organiza instabilidades sobre a região da Grande São Paulo, que estará bastante aquecida. As chuvas devem ocorrer entre a tarde e o início da noite, na forma de pancadas isoladas. O risco para a formação de alagamentos continua elevado.

Tags: chuva, Previsão, SP, Sudeste, Tempo

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.