Jornal do Brasil

Quinta-feira, 24 de Abril de 2014

País

SP apresenta proposta para expansão de rodízio em grandes avenidas

Portal Terra

A Secretaria de Transportes de São Paulo e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) propuseram, por meio de um estudo, uma expansão do rodízio municipal de veículos. A proposta dos órgãos é somar 371 quilômetros de vias lineares a área de 150 quilômetros quadrados já existentes à região do rodízio, o chamado Centro Expandido. Vias como as avenidas Aricanduva, na zona leste, Brás Leme, na zona norte, e Jornalista Roberto Marinho, na zona sul, estão entre as 400 vias incluídas no sistema e passariam a fazer parte da área de rodízio.

A proposta será apresentada dia 15 de janeiro ao Conselho Municipal de Trânsito e Transporte da Cidade de São Paulo para ser discutida com a sociedade e especialistas. De acordo com a secretaria, a expansão do rodízio contribuiria para “redução das lentidões e ganho da velocidade média desenvolvida no trânsito”. Segundo estudo feito pelo órgão, com a extensão do rodízio a velocidade média dos veículos na capital passaria de 18,9 km/h para 20,5 km/h, diminuindo a lentidão em 13%.

“É uma forma democrática de discutir os problemas de São Paulo. Temos a convicção disso. Ninguém gosta de restrição, mas existe um fato da dificuldade de transitar por São Paulo. Tem que fazer restrições para diminuir a circulação de carros. Estamos apresentando para cidade a restrição de ampliar o rodízio nesses termos, porque os estudos mostram que não é vantajoso para o motorista ampliar o rodízio para cidade toda. Essa foi a proposta que melhor se adequou ao conforto do usuário”, afirmou Jilmar Tatto, secretário de Transportes.

Veja algumas das vias que farão parte do sistema de rodízio:

Zona Leste:

Avenida Aricanduva

Radial Leste

Avenida Águia de Haia

Avenida Jacu Pêssego Nova Trabalhadores

Avenida São Miguel

Zona Oeste:

Avenida Eliseu de Almeida

Avenida Professor Francisco Morato

Avenida Lineu de Paula Machado

Avenida Escola Politécnica

Avenida Jorge João Saad

Zona Norte:

Avenida Brás Leme

Avenida Engenheiro Caetano Álvares

Avenida Inajar de Souza

Avenida General Edgar Facó

Avenida General Ataliba Leonel

Zona Sul:

Avenida Jornalista Roberto Marinho

Avenida Roque Petroni Junior

Avenida João Dias

Avenida Washington Luís

Avenida Interlagos

Avenida Robert Kennedy

Avenida Senador Teotônio Vilela

Tags: capital, carros, rodízio, Trânsito, Transportes

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.