Jornal do Brasil

Quarta-feira, 22 de Outubro de 2014

País

RS: 73 presos não voltam após festas de fim de ano

Portal Terra

Segundo a Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) 73 presos beneficiados com a saída temporária de Natal não retornaram para cumprir o resto de suas penas no Rio Grande do Sul. O número foi consolidado nesta terça-feira, e, segundo o órgão, foi registrada uma redução de 26% entre os que não retornaram, em relação ao ano passado, quando 99 detentos fugiram.

Os números da Susepe apontam que 3.002 presos foram beneficiados com a saída de Natal, e outros 2.541 com a de Ano-Novo, o que significa que aproximadamente 1% do total não voltou para as penitenciárias.

Em 2012 foram 5.931 detentos beneficiados em ambos os feriados, sendo que 99 não voltaram, algo em torno de 2%.

As saídas temporárias são previstas na Lei de Execuções Penais e beneficia, em sua maioria, detentos que cumprem pena em regime semiaberto, que são aqueles que trabalham durante o dia e dormem no presídio ou albergues.

Diferente do que acontece em outros Estados, no Rio Grande do Sul, as saídas são diluídas ao longo do ano. Já em outras unidades da federação, o benefício é dado apenas em datas festivas como os feriados de final de ano e Páscoa, por exemplo. O calendário é determinado por cada casa prisional.

Tags: ano, final, presos, retorno, susep

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.