Jornal do Brasil

Sábado, 23 de Agosto de 2014

País

Programa Jovem Aprendiz dos Correios abre inscrições com pane no site

Agência Brasil

Estão abertas a partir de hoje (2) as inscrições para o Programa Jovem Aprendiz, promovido pelos Correios em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Quem tem entre 14 e 22 anos pode participar do programa, que vai selecionar 2.529 pessoas para as aulas, além de formação de um cadastro reserva. O sistema online de inscrições, no entanto, apresenta problemas desde as primeiras horas do dia.

O Jovem Aprendiz oferece aos adolescentes e jovens o curso e a prática de auxiliar administrativo nos Correios durante 12 meses. Os aprovados receberão uma bolsa mensal de R$ 318,26, além de vale-transporte, vale-alimentação e atendimento médico-odontológico. Para os candidatos, porém, o primeiro desafio foi conseguir se inscrever.       

Paulo Cavalcanti, 16, está desde a meia-noite tentando acessar o site. Segundo ele, o problema inicialmente era fazer o cadastro para a inscrição. “Quando pediam para selecionar o  cargo de jovem aprendiz, não avançava mais. Eu fiquei até umas 2h30 tentando e, depois que acordei, voltei a tentar”.        

O caso não é pontual, pois centenas de pessoas reclamaram na tarde de hoje por meio da página dos Correios no Facebook. Até o fechamento desta reportagem, 324 comentários já haviam sido postados, sendo a grande maioria criticando o problema. Para alguns, ao clicar no link do edital, aparece uma página em branco com a mensagem “HTTP Error 503. The service is unavailable”.

De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, devido ao “grande volume de acessos”, o sistema poderia apresentar “intermitências e lentidão em alguns momentos do dia”. Por este motivo, a empresa solicitou “novas tentativas em outros horários”, conforme nota enviada à reportagem. No Facebook, os Correios responderam a alguns jovens que a “área responsável já está verificando a situação do site” e pediu a compreensão de todos. Segundo a assessoria, o problema já está sendo resolvido.

O órgão lembrou também que as inscrições vão até o dia 19 de janeiro. A preocupação de Paulo, no entanto, vai além do sistema retornar ao normal. “Eu enviei meus dados, então a inscrição ficou na metade. O meu medo é que eles cancelem. Aí, pronto, perdi a vaga”.

Os aprovados no processo seletivo vão participar de aulas teóricas oferecidas pelo Senai e da parte prática nos Correios. Após o curso introdutório, os jovens vão passar dois dias da semana no Senai e três dias trabalhando nos Correios, fazendo tarefas como o transporte de documentos internamente, a reposição de materiais, executar serviços em meios eletrônicos, auxiliar na entrega de senhas e organização de filas, dentre outras.

O programa ocorre em cerca de 500 municípios brasileiros e dará prioridade a famílias de baixa renda, aos estudantes com boas notas na escola e a participação em programas sociais como o Bolsa Família. Quem ainda não concluiu o ensino médio só será selecionado se comprovar frequência na escola.

Esta é a terceira edição do Jovem Aprendiz dos Correios. Para Kamila Quaresma, 16, participante do curso entre 2011 e 2013, o programa vale a pena. “Se comparado com o programa de jovem aprendiz de outras empresas, eu vejo que meu curso foi bem superior. A qualidade de ensino, o plano deles é excelente”. Segundo a jovem, a experiência fez até com que ela deixasse o curso de design de interiores para cursar economia. “Eles auxiliam até no desenvolvimento pessoal, como se comportar em ambiente público, se portar dentro de uma empresa”, explica.       

Até o fechamento da reportagem, os jovens ainda relatavam problemas para fazer suas inscrições. As inscrições podem ser feitas no site dos Correios

Tags: ect, inscrições, jovens, problema, programa

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.