Jornal do Brasil

Domingo, 20 de Abril de 2014

País

Sobe para 22 o número de mortos por causa dos temporais em Minas

Agência Brasil

Brasília – Subiu para 22 o número de mortos devido às fortes chuvas que atingiram Minas Gerais. Foi localizado nessa segunda-feira (30, em Virgolândia, o corpo de Elias Rodrigo Gandes de Souza, de 31 anos, que estava desaparecido desde a noite de quinta-feira (26) após o município ser atingido por temporais e enxurradas.

De acordo com o boletim divulgado hoje (31) pela Defesa Civil Estadual, as chuvas já deixaram 150 feridos, 9.205 desalojados, 3.015 desabrigados, além de 7.729 casas danificadas e 253 destruídas. Cento e um municípios foram afetados, dos quais 59 decretaram situação de emergência. O município de Sardoá, no leste do estado, decretou estado de calamidade pública.

Após reunião com representantes de secretarias e órgãos do estado, o governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, determinou que as entidades continuem atentas e de prontidão para atender às necessidades dos locais mais afetados. A região leste foi a mais prejudicada até o momento nesse período chuvoso.

O governador destacou que os prejuízos ocorridos nas estradas estaduais, principalmente as vicinais, já ultrapassaram os R$ 35 milhões. O governo estadual está realizando um levantamento dos estragos e das intervenções que precisam ser feitas e vai solicitar ajuda financeira ao governo federal para a reconstrução de alguns trechos.

Após as fortes chuvas, o trabalho de limpeza nas cidades atingidas já foi iniciado e a coordenadoria estadual de Defesa Civil entregou 80 toneladas de alimentos, 5.800 colchões, 5.260 cobertores, 1.664 telhas, 3.720 kits de produtos de higiene pessoal, 250 kits de limpeza, 510 roupas e 47 rolos de lona para a população de mais de 50 cidades mineiras.

Segundo a previsão do Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge), o dia será de céu parcialmente nublado no norte do estado, Jequitinhonha e no Vale do Mucuri. No Triângulo Mineiro, no oeste e no sul do estado e no Campo das Vertentes, o dia será de céu nublado com pancadas de chuva. Nas demais regiões, o dia será de céu parcialmente nublado a nublado com pancadas isoladas de chuva, a partir da tarde.

Tags: chuva, deslizamento, MG, morte, Temporal

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.