Jornal do Brasil

Quarta-feira, 16 de Abril de 2014

País

Barbosa pede parecer da PGR sobre transferência de Marcos Valério para BH

Jornal do BrasilLuiz Orlando Carneiro

O presidente do Supremo Tribunal Federal e relator da ação penal do mensalão, ministro Joaquim Barbosa, em despacho assinado nesta segunda-feira (30/12), deu um prazo de três dias ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, a fim de que emita parecer sobre o pedido de Marcos Valério de transferência do Presídio da Papuda, em Brasília, para a Penitenciária de Segurança Máxima Nelson Hungria, em Belo Horizonte (MG).

A defesa de Valério – operador do esquema do mensalão, e condenado a 40 anos, um mês e seis dias de prisão em regime fechado - solicitou a transferência ao relator da Ação Penal 470 no último dia 23. De acordo com o advogado Marcelo Leonardo, as viagens semanais de Belo Horizonte a Brasília feitas pela família são muito onerosas. Outro motivo apresentado pela defesa é a idade avançada da mãe de Valério, que não teria condições de viajar de avião para visitar o filho.

Até o momento, o Supremo concedeu transferência para sete condenados no processo do mensalão que cumpriam em Brasília a primeira parte de suas penas (até o julgamento dos embargos infringentes): Kátia Rabello, Simone Vasconcelos, Vinicius Samarane, José Roberto Salgado, Romeu Queiroz (para Minas Gerais); Pedro Corrêa (para Pernambuco); Pedro Henry (Mato Grosso).

Tags: informações, Mensalão, operador, prisão, Supremo

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.