Jornal do Brasil

Quinta-feira, 17 de Abril de 2014

País

ES: helicóptero da FAB resgata família isolada por causa da chuva

Portal Terra

Quatro pessoas da mesma família foram resgatadas por um helicóptero Super Puma da Força Aérea Brasileira (FAB) na quinta-feira no Espírito Santo. Uma mulher de 75 anos, dois netos e a mãe das crianças estavam isoladas na região de Lages, na cidade de Baixo Guandu, distante 180 quilômetros de Vitória. Para fazer o salvamento, a aeronave do Esquadrão Puma precisou pousar em uma região montanhosa de difícil acesso. "Deus ilumine esses anjos que apareceram para salvar a gente. Lá estava muito perigoso", ressaltou a mãe das crianças, Eandra Batista. 

Os moradores ficaram assustados com a intensidade da chuva. "Faz 50 anos que eu moro aqui e nunca vi uma chuva dessas. A água tomou conta da casa e perdemos tudo", disse Jaciara Bimba, a avó de 75 anos.

Para esse tipo de missão, os militares planejaram a rota, prepararam a aeronave com o material para resgate e primeiros socorros. A tripulação mínima é de dois pilotos, um mecânico, um operador de equipamentos especiais e dois "resgateiros". Para o tenente Infantaria André Luis Silveira, a imprevisibilidade da missão é o principal obstáculo. "O maior desafio dessas missões é ir sem saber o que vai encontrar. Tudo pode evoluir conforme as condições do tempo, do local e do estado das pessoas que vão ser resgatadas", explicou.

Na manhã desta sexta-feira, uma aeronave Bandeirante da FAB decolou da capital Vitória com medicamentos para a cidade de Linhares. De lá, helicópteros vão distribuir o material, composto por antibióticos, hipoclorito de sódio (usado para descontaminar água), analgésicos e ataduras para os municípios de São Mateus e Colatina.

Tags: aeronave, bandeirante, da, desta, fab, manhã, na, sexta-feira, uma

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.