ASSINE
search button

MG: governador sobrevoa regiões alagadas e faz apelo a moradores

Compartilhar

O governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia (PSDB), sobrevoou nesta quinta-feira as regiões mais afetadas pelas chuvas no Estado, especialmente os municípios do Vale do Rio Doce e do leste mineiro, como Resplendor Itueta e Mantena. Após o sobrevoo, Anastasia determinou um esforço conjunto dos órgãos estaduais para apoio imediato à população atingida e fez um apelo para que os moradores de áreas de risco deixem suas residências.

"A primeira coisa a se fazer agora é assistência. É preciso cestas básicas, materiais, como camas, colchões, água potável. É uma situação que já está atendida desde o primeiro dia e há um controle por parte da Defesa Civil. Depois, vem o processo mais complexo, que é o de reconstrução. O hospital de Aimorés, por exemplo, vai precisar ser praticamente reconstruído. Falava com o secretário Municipal de Saúde e vamos fazê-lo em parceria com a prefeitura", garantiu o governador.

Segundo a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), já foram registradas 18 mortes em decorrência das chuvas em Minas Gerais. Ao todo, 26 municípios decretaram situação de emergência. Até esta quinta-feira, o número de desalojados chegava a 3.410 e o de desabrigados, 744. Foram destruídas 67 casas.

Os municípios mineiros que decretaram situação de emergência são Ataléia, Vargem Alegre, Santos Dumont, Rio Pardo de Minas, Comercinho, Capelinha, Sardoá, Itambacuri, Mantena, Ponto Chique, Bonfinópolis de Minas, Mathias Lobato, Santo Antônio do Itambé, São Geraldo do Baixio, Galiléia, Tumiritinga, Jampruca, Ubá, Frei Inocêncio, Padre Paraíso, Timóteo, São Geraldo da Piedade, São João da Manteninha, Crisólita, Santa Rita do Itueto e Aimorés.

Com a expectativa de que a chuva dê uma trégua nos próximos dias, será possível, segundo Anastasia, fazer uma avaliação do prejuízo causado pelas águas nos municípios. "Após as águas baixarem, temos de iniciar o processo de identificação de quais são os pontos críticos: na zona rural, quais pontes caíram, qual a recuperação das vias urbanas mais urgentes, em termos de rodovias, ou seja, um conhecimento que já existe por parte de nossa Defesa Civil. E, é claro, vamos alocar recursos do Estado e também solicitar recursos do governo federal", explicou.

Prevenção

Anastasia voltou a pedir o apoio e a participação da população de Minas Gerais nesse momento das chuvas, especialmente nas áreas de risco mais vulneráveis. "O principal é sempre evitar as mortes, isso é o mais importante. As áreas de risco identificadas nas cidades, especialmente nas cidades médias e maiores, devem ser evitadas a todo custo e, por isso, peço às pessoas que deixem esses locais. Eu tenho acompanhado pela imprensa e as próprias pessoas, algumas vezes, ficam temerosas de sair. Mas, nessa hora, têm de pensar que o maior patrimônio é a vida", alertou.