Jornal do Brasil

Quinta-feira, 24 de Abril de 2014

País

Exame de proficiência em língua portuguesa para estrangeiros aprova 3.582

Agência Brasil

A segunda edição deste ano do exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), do Ministério da Educação, aprovou 3.582 candidatos, o que corresponde a 86,2% dos 4.154 inscritos. O certificado é aceito internacionalmente em empresas e instituições de ensino. No Brasil, é exigido pelas universidades para ingresso em cursos de graduação e em programas de pós-graduação.

O resultado foi divulgado hoje (20) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Dos candidatos aprovados, 43,2% conseguiram certificação no nível intermediário, 42,2% no intermediário superior, 13,3% no nível avançado e 1,3% foi aprovado na categoria avançado superior. O exame foi realizado em 21 postos aplicadores no Brasil e 48 no exterior, em outubro.

A avaliação do Celpe-Bras tem provas escrita e oral. A parte escrita inclui compreensão de áudio e leitura, com produção escrita. A parte oral é feita a partir de conversas baseadas em textos, fotos e cartuns. Os candidatos podem conferir os resultados da segunda edição do Celpe-Bras de 2013 em link na página do Inep na internet.

O exame é aplicado duas vezes por ano. Na primeira edição de 2013, que ocorreu em abril, quase 75% dos 3.972 inscritos foram aprovados. Em 2012, 77,2% dos 3.268 inscritos foram aprovados, e em 2011, 71,4% dos 2.735 inscritos obtiveram o certificado. De acordo com a pontuação obtida, o participante é classificado em quatro níveis de proficiência: intermediário, intermediário superior, avançado e avançado superior.

Tags: Aprovação, estrangeiros, inep, portugues, provas

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.