Jornal do Brasil

Sábado, 19 de Abril de 2014

País

Gilmar Mendes vai ocupar lugar de Cármen Lúcia no TSE como efetivo 

Jornal do BrasilLuiz Orlando Carneiro

O ministro Gilmar Mendes foi eleito, nesta quarta-feira (18/12), pelo sistema de rodízio, como um dos três ministros do Supremo Tribunal Federal que são membros efetivos do Tribunal Superior Eleitoral, e exercem o mandato por dois anos. Ele vai agora ocupar a cadeira da ministra Cármen Lúcia que, em novembro, encerrou o seu biênio no TSE, na presidência da corte eleitoral. O ministro Gilmar Mendes já vinha atuando como ministro substituto no TSE.

Também nesta quarta-feira, o Plenário do STF elegeu os nomes da lista tríplice a ser encaminhada à presidente da República, Dilma Rousseff, para ocupar uma suplência vaga no TSE que cabe à categoria dos advogados. Foram escolhidos, também por nove votos, os advogados Joelson Costa Dias, Alberto Pavie Ribeiro e Tarcísio Vieira de Carvalho Neto.

Composição do TSE

O TSE é sempre presidido por um ministro do STF. De sua composição fazem parte, além de três ministros do Supremo, dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois representantes da categoria dos advogados.

Compõem o TSE, atualmente, os ministros do STF Marco Aurélio (presidente), Dias Toffoli (vice-presidente) e, agora, o ministro Gilmar Mendes, como efetivos. Pelo STJ, são efetivos os ministros Laurita Vaz, corregedora do Tribunal, e João Otávio de Noronha. Pela categoria dos advogados, são titulares do TSE Henrique Neves da Silva e Luciana Lóssio.

Tags: eleitoral, ministros, superior, titulares, Tribunal

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.