Jornal do Brasil

Domingo, 20 de Abril de 2014

País

Começa sessão do Congresso para devolução simbólica do mandato de Jango

Jornal do Brasil

Começou há pouco a sessão solene do Congresso Nacional na qual vai ser devolvido simbolicamente o mandato presidencial a João Goulart (1919-1976).

A sessão conta com a participação do presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, da presidente Dilma Rousseff, do vice-presidente da República, Michel Temer, além de parlamentares e ministros.

Logo no início da sessão, o presidente do Senado, Renan Calheiros, pediu um minuto de silêncio em homenagem ao senador João Ribeiro, que faleceu na manhã de hoje, em São Paulo.

Reparação histórica

Antes da sessão, Renan afirmou que esta sessão “é uma reparação histórica”. Para Henrique Eduardo Alves, “é com muita honra que a Câmara participa ao lado do Senado desse momento histórico. É um momento de resgatar direitos e a honra do presidente João Goulart”.

No dia 21 de novembro, por proposta dos senadores Pedro Simon (PMDB-RS) e Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), foi anulada a sessão de 2 de abril de 1964, na qual o então presidente do Congresso, Auro de Moura Andrade, declarou vaga a Presidência da República, tornando possível o afastamento de João Goulart do poder.

A sessão solene acontece no Plenário do Senado.

Tags: deputados, goulart, homenagem, João, senadores

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.