Jornal do Brasil

Sábado, 19 de Abril de 2014

País

Ministro diz que Snowden prestou grande serviço ao mundo

Agência Brasil

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse hoje (17) que o ex-consultor da Agência Nacional de Segurança (NSA) dos Estados Unidos Edward Snowden prestou um grande serviço para o mundo ao divulgar como funciona o serviço de espionagem praticado pelo governo norte-americano. Para o ministro, o monitoramento em massa de cidadãos e de outros governos é considerado inaceitável.

“Não tem nenhuma justificativa, até porque monitorar Petrobras, a presidente de um país, a primeira-ministra de outro país não tem nada a ver com terrorismo, principalmente se são países amigos”, avaliou.

O ministro disse também que o Brasil já tem informações suficientes sobre os sistemas de espionagem para considerar a prática intolerável. “Não sei até onde temos que investigar mais sobre isso. Mas com certeza ele deve ter mais coisas para falar”, disse.

Paulo Bernardo não quis comentar a possibilidade de o governo brasileiro conceder asilo a Snowden, porque, segundo ele, o assunto tem de ser resolvido no âmbito do Ministério das Relações Exteriores, ouvindo o Ministério da Justiça e a presidenta da República. “Não vou dar palpite nisso”. Uma campanha na internet pretende obter apoio da população brasileira para que Snowden receba asilo do Brasil.

Tags: . obama, cia, espião, EUA, nsa

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.