Jornal do Brasil

Quinta-feira, 17 de Abril de 2014

País

STF manda TJ-SP pagar salário de desembargador afastado por corrupção

Portal Terra

O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) restabeleça o salário do desembargador Arthur Del Guércio Filho, afastado de suas funções desde o dia 3 de abril por suspeita de corrupção. A decisão foi assinada pelo ministro Joaquim Barbosa, presidente do STF e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Del Guércio é investigado pela Polícia Federal por ter enviado mensagens de celular a advogados solicitando quantias em dinheiro de até R$ 35 mil. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

"Apenas a instauração do processo administrativo disciplinar não legitima a supressão de quaisquer verbas na remuneração dos magistrados", escreveu Joaquim Barbosa em sua decisão. O STF acolheu a reclamação da defesa do desembargador, que questionava decisões do TJ-SP sobre o caso.

Segundo o presidente do TJ, desembargador Ivan Sartori, as provas contra Del Guércio  sugerem "um verdadeiro padrão de comportamento desbordante da mais comezinha postura expectável de um magistrado". Há oito meses, o afastamento temporário de Del Guércio foi decretado por unanimidade no TJ-SP.

Tags: contra, postura, provas, Salário, segundo

Compartilhe:

Comentários

2 comentários
  • Paulo Roberto Gomes de Andrade

    E o ministro ainda pretende ser um dos pilares da moralidade tsc, tsc ...

  • Marcos Lucio Pinto

    Certamente ele agiu assim, porque o juiz não é petista, por sorte.Severidade do Joaquim... parece que funciona somente com pobre e petista.

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.