Jornal do Brasil

Sábado, 19 de Abril de 2014

País

Projeto Procon Noel incentiva o consumo consciente no Distrito Federal

Agência Brasil

Com o objetivo de difundir o consumo consciente em épocas festivas, o Procon do Distrito Federal lançou na tarde desta sexta-feira (13) o Projeto Procon Noel. A ação, que ocorreu na Rodoviária do Plano Piloto, no centro de Brasília, contou com a apresentação de um coral natalino, agentes do órgão e até um Papai Noel, símbolo usado pelo comércio para estimular as compras de final de ano.

Na ocasião, foi explicado o funcionamento do projeto e a programação das atividades com locais e horários em que as equipes ficarão para panfletagens, esclarecimento de dúvidas e sugestões relacionadas ao Código de Defesa do Consumidor.

Para o diretor-geral do Procon, Todi Moreno, é importante controlar o impulso consumista do Natal. "É essencial fazer as contas antes de ir às compras e guardar uma parte do décimo terceiro para pagá-las, evitando começar o ano já endividado". Ele também alerta para a escolha certa dos presentes, porque nem sempre pagar mais barato é a melhor escolha.

"Não compensa pagar menos em produtos piratas ou contrabandeados, porque, além de serem muitas vezes de baixa qualidade, você estará contribuindo com o crime organizado e, consequentemente, com o aumento da violência no país", explica.

Programado para durar até inicio de janeiro, outras ações semelhantes serão feitas em shoppings, feiras e centros comerciais espalhados por todo DF. Após esse período, projetos semelhantes vão ocorrer em escolas da capital.

Tags: ação, capital, consumidores, fiscalização, shoppings

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.