Jornal do Brasil

Quinta-feira, 24 de Abril de 2014

País

AM, PE e AC têm os governos mais bem avaliados pela população

Agência Brasil

Entre as 27 unidades federativas, o Amazonas é o estado mais bem avaliado pela população, segundo a pesquisa CNI Ibope. De acordo com o levantamento divulgado nesta sexta-feira (13) pela Confederação Nacional da Indústria, 74% da população local consideram o governo de Omar Aziz (PSD) ótimo ou bom. A aprovação da maneira como ele governa é ainda maior: 84%. A mesma pesquisa aponta que 75% dos entrevistados confiam no governador.

É a primeira vez que a CNI faz uma pesquisa abrangendo todas as unidades federativas do país. Também estão entre os governos mais bem avaliados os de Pernambuco, do governador Eduardo Campos (PSB), e do Acre, governado por Tião Viana (PT), com 58% e 55%, respectivamente.

Empatados com 49% de aprovação estão Mato Grosso do Sul, governado por André Puccinelli (PMDB), Minas Gerais, por Antônio Anastasia (PSDB), e o Espírito Santo, por Renato Casagrande (PSB).

>> Avaliação positiva do governo aumenta 6 pontos percentuais

>> Cabral tem a terceira pior avaliação entre os 27 governadores, diz CNI/Ibope

Os estados que tiveram as piores avaliações foram o Rio Grande do Norte, de Rosalba Ciarlini (DEM), aprovado por 7% da população, e o Distrito Federal, governado por Agnelo Queiroz (PT), aprovado por 9%. O Amapá, de Camilo Capiberibe (PSB), e o Rio de Janeiro, de Sérgio Cabral Filho (PMDB), tiveram o mesmo índice de aprovação, 18%. O governo do Pará, de Simão Jatene (PSDB), é aprovado por 22% da população.

A pesquisa CNI-Ibope foi feita entre os dias 23 de novembro e 2 de dezembro em 727 municípios. Para o levantamento sobre os governos estaduais foram feitas 13.412 entrevistas em todas as unidades federativas.

Tags: avaliação, CNI, governos, Ibope, pesquisa

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.