Jornal do Brasil

Domingo, 20 de Abril de 2014

País

Partido Pirata oficializa registro e inicia campanha de assinaturas

Portal Terra

O Partido Pirata do Brasil (Piratas) comunicou nesta quarta-feira que está oficialmente registrado em cartório. O processo, segundo o aspirante a legenda, foi concluído ontem e representa o fim da segunda fase necessária para a formalização do partido. Tribunais eleitorais de vários Estados deverão receber, nas próximas semanas, os nomes dos representantes que levarão as assinaturas necessárias para a oficialização do partido.

Segundo nota divulgada pelo Piratas, para o registro da entidade foram necessários a apresentação de uma cópia autenticada da ata da reunião de fundação; do exemplar do Diário Oficial da União com o programa e o estatuto partidário publicados e da relação de todos os seus fundadores.

A comissão provisória do partido dará início à campanha de coleta de cerca das 500 mil assinaturas necessárias para a autenticação da legenda em janeiro do ano que vem. “O Partido Pirata do Brasil e todos os seus integrantes veem no avanço do processo de formalização partidária a reafirmação e autenticidade dos valores compartilhados por seus membros, que lutam pela cultura livre, pela proteção dos direitos humanos, pelo fortalecimento dos mecanismos de fiscalização dos dados públicos e pela abertura das instituições para a participação popular nas decisões políticas”, disse o documento divulgado pelo partido.

O Partido Pirata é uma organização política internacionalmente reconhecida, com atuação oficialmente registrada em 32 países, com representantes eleitos na Alemanha, Espanha, Suécia, Suíça, Áustria, República Tcheca, Finlândia, Croácia e Islândia.

Segundo o Piratas, ele foi o primeiro partido brasileiro construído via Internet, com recursos obtidos por intermédio do financiamento coletivo. Sua fundação aconteceu em julho de 2012, em Recife, quando cerca de 120 apoiadores se reuniram por dois dias para a primeira convenção, onde ratificaram a construção colaborativa de mais de 5 anos e formalizaram os documentos oficiais, como estatuto, programa do partido e diretrizes gerais.

Tags: cartórios, partido, piratas, político, registro

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.