Jornal do Brasil

Segunda-feira, 21 de Abril de 2014

País

Sábado de caos nos aeroportos: Gol concentra 73% dos voos atrasados

Portal Terra

Passageiros da companhia aérea Gol sofrem com atrasos e cancelamentos de voos neste sábado em diversos aeroportos do país. Os clientes reclamam da desorganização no atendimento e relatam confusão e filas nos balcões da empresa em Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Pernambuco. 

Os passageiros foram informados de que não havia tripulação disponível para todos os voos, e as condições para pousos e decolagens seriam inadequadas - reflexo das fortes chuvas que atingiram o Sudeste na noite de quinta-feira, segundo a companhia.

>> Atrasos em voos levam Anac a multar Gol e notificar Tam

>> Com até 26 horas de atrasos em voos, internautas se rebelam contra a Gol

Às 15h, os principais aeroportos do Brasil registraram atrasos em diversos voos; boa parte, nos da Gol. Segundo a Infraero (estatal que administra aeroportos públicos), ao menos 267 voos de um total de 1.410 do tipo domésticos (ou 18,9%) estavam atrasados; desses, 197 eram só da Gol (73,7%), que tinha ainda 41 cancelamentos. 

O líder de atrasos, no caso de voos domésticos, era o aeroporto de Congonhas, em São Paulo, com 46 de 148 decolagens atrasadas, ou 31,1%. Em seguida aparece Brasília, com 39 de 94 partidas ( 41.5 %) atrasadas. 

Entre os internacionais, 27 de 85 ( 31.8 %) registravam atraso às 15h (nove só da Gol).

No Aeroporto Internacional de Guarulhos (Cumbica), o boletim das 15h da GRU Airport, concessionária responsável pelo aeroporto, apontava atraso em 18 dos 49 voos previstos, ou 36,7%.

A Gol informa que os atrasos impactaram o limite da jornada de trabalho e descanso de algumas tripulações, que tiveram suas cargas horárias vencidas conforme a regulamentação da categoria. Isso teria provocado a insuficiência de funcionários para dar conta das operações até este sábado. Pelas redes sociais, usuários relataram ter passado até 20 horas fazendo escalas entre aeroportos no eixo Rio-São Paulo.

"A Gol julga importante esclarecer que está trabalhando para a normalização de sua operação ao longo do dia de hoje e que eventuais alterações nos horários e trajetos de voos são procedimentos, ainda que indesejados, às vezes necessários às operações aéreas. É prioridade da companhia reacomodar seus clientes em outros voos e assisti-los da melhor forma possível, dentro do que determina a legislação vigente", escreveu a empresa em um comunicado.

A companhia disse que os aeroportos de Congonhas, Guarulhos e Viracopos, em São Paulo, além de Galeão e Santos Dumont, no Rio de Janeiro, apresentaram condições inadequadas para pousos e decolagens e diversos voos da companhia foram impactados ocasionando atrasos e cancelamentos em sua malha. A Gol afirmou ainda que "lamenta pelo desconforto causado aos passageiros, mas ressalta que a segurança de seus clientes e colaboradores é item prioritário em sua política de gestão".

Tags: atrasos, cancelamentos, gol, termkinais, Voos

Compartilhe:

Comentários

1 comentário
  • armando carlos de jesus

    Novidade? Somos o país da Copa. Aguardem a Copa. Armando

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.