Jornal do Brasil

Quarta-feira, 16 de Abril de 2014

País

Temporal traz granizo em 25 cidades e ventos de 144 km/h em SC

Portal Terra

Pelo menos 25 cidades de Santa Catarina registraram a ocorrência de granizo na manhã desta quinta-feira. O temporal ainda trouxe ventos de 140 km/h na região de Chapecó, no oeste do Estado.

A região mais afetada foi a serra catarinense, onde equipes da Defesa  Civil fazem levantamentos dos prejuízos em Bom Retiro, São Joaquim, Lages e Urubici. O Vale do Itajaí e o litoral norte catarinense também registraram granizo pela manhã.

Segundo informações do Centro de Recursos Ambientais do Estado (Ciram), a sensação de abafamento e as temperaturas altas favorecem a ocorrência de temporais nas próximas horas, com intensas descargas elétricas. 

No final da manhã, uma chuva forte atingiu a região metropolitana de Florianópolis. O temporal durou cerca de 20 minutos e os ventos chegaram aos 70 km/h.  Em São José, as ruas de um dos bairros mais movimentados da cidade, o Kobrasol, já estavam alagadas no início da tarde. 

Segundo o Ciram, os temporais são causados por um intenso sistema de baixa pressão que atua em Santa Catarina associado à uma frente fria vinda do Rio Grande do Sul. Existe alto risco de temporal nas próximas horas, segundo alerta emitido pelo órgão. 

“O acumulado de chuva deve variar de 30 a 50 mimlímetros em média, com chance de pontuais maiores em algumas cidades. Vale salientar que apesar da chuva forte ter curta duração, pode causar alagamentos”, afirmam os meteorologistas Marcelo Martins e Gilsânia Cruz.  

Tags: granizo, queda, Santa Catarina, Temporal, ventania

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.