Jornal do Brasil

Quinta-feira, 17 de Abril de 2014

País

Dilma: Inovação é requisito para crescimento com distribuição de renda

Jornal do Brasil

A presidente Dilma Rousseff destacou, durante cerimônia de entrega do Prêmio Finep de Inovação 2013, realizada nesta quarta (4) no Palácio do Planalto, a importância da inovação para o desenvolvimento nacional. “O prêmio é muito importante pois nos permite reafirmar a centralidade da inovação na estratégia de desenvolvimento nacional. A inovação resulta em ganhos de produtividade, requisito para continuidade e sustentabilidade de trajetória de crescimento com distribuição de renda”.

A presidente reafirmou que investimento em inovação é prioridade do governo, que vem sendo perseguida por meio de políticas de amplo alcance, construídas em articulação com o meio acadêmico e empresas.

Presidente Dilma durante cerimônia de entrega do Prêmio Finep de Inovação
Presidente Dilma durante cerimônia de entrega do Prêmio Finep de Inovação

"O compromisso [com a inovação] é visto no Plano Brasil Maior, na política industrial, no aumento de vagas no Prouni, no Fies, na interiorização das universidades federais e também no Ciência sem Fronteiras. Esse programa vai, sem sombra de dúvida, revolucionar a forma pela qual os estudantes brasileiros têm acesso às melhores e maiores universidades do mundo, e também estabeleçam contatos com pesquisas e laboratórios de última geração. Tudo isso tem mostrado que meu governo dá imensa prioridade à questão da inovação. Um dos elementos fundamentais é, sem dúvida nenhuma, o plano Inova Empresa, que lançamos em março. É o maior plano de estímulo à inovação da história do país, pois mobiliza investimentos de R$ 33 bilhões", acrescentou.

Dilma também comemorou o aumento do número de participantes no Prêmio, que vem crescendo desde a 1ª edição, realizada em 1998.

“Cada um de vocês representa o grande potencial que o Brasil tem para produzir conhecimento, tecnologia a inovação. Potencial que, se considerarmos a inscrição, tem crescido de forma exponencial. Na 1ª edição, em 1998, 25 candidatos se inscreveram. Nesta edição foram 570, incluindo uma bem-vinda surpresa: a micro e pequena empresa registrou o maior número de inscritos”, concluiu.

Tags: dilma, fundação, inovação, premiação, tecnologia

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.