Jornal do Brasil

Quinta-feira, 17 de Abril de 2014

País

IPT fará laudo sobre auditório incendiado no Memorial da América Latina

Portal Terra

O Memorial da América Latina afirmou nesta segunda-feira, em nota, que irá contratar ainda esta semana o Instituto de Pesquisas Técnicas (IPT) para analisar e identificar os efeitos causados pelo incêndio da última sexta-feira no auditório Simón Bolivar. O resultado dessa análise servirá de base para o laudo que apontará quais e que tipos de intervenções devem ser feitas no local.

A Defesa Civil afirmou que não liberará nenhuma parte do espaço até o início das obras emergenciais. "A obra só começa com o estudo feito e com autorização da subprefeitura local para essas obras", disse o coronel Jair Paca de Lima, da Defesa Civil, no domingo, após vistoria no local. 

Ontem, após a vistoria da Defesa Civil, foram retiradas do local sete obras de arte que não sofreram danos. Entre as sete obras retiradas - sendo três esculturas, três quadros e um painel de 12 módulos - o painel é o mais valioso, segundo a assessoria do Memorial. Ele estava guardado no camarim da plateia B, aguardando para ser recolocado no auditório após restauração. O painel é de Carlos Scliar e chama-se Homenagem ao Teatro. Cada um dos módulos mede 2 metros por 1,40 metro, feitos de tinta vinílica com aplicações de colagens e impressas em serigrafia.

"Colaboramos na retirada de algumas obras de arte e amanhã estaremos aqui na parte da manhã retirando mais materiais. Iremos permanecer 24 de plantão por aqui. A área está novamente e totalmente isolada", disse Paca de Lima. 

Tags: Arte, edifício, Exposições, Fogo, SP

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.