ASSINE
search button

Rede Sustentabilidade concentra esforços para garantir criação de partido

Compartilhar

Neste domingo, a ex-senadora Marina Silva afirmou que não trabalha com um “plano B” para manter o seu projeto político, caso o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não aprove a criação do partido político Rede Sustentabilidade.

“Temos um plano A, estamos confiantes na integridade do trabalho que fizemos, mobilizando milhares de pessoas que assinaram e estão acompanhando o processo”, disse, após reunião de dois dias da Comissão Nacional Provisória da Rede, em Brasília. 

Nos próximos dias, integrantes do Rede Sustentabilidade vão concentrar esforços para tentar garantir a criação do partido a tempo e lançar candidaturas para as eleições de 2014. O prazo final para criação de partidos aptos a lançar candidatos é o dia 5 de outubro. A Rede tem contabilizado até o momento 440 mil apoios certificados pelo TSE - 52 mil a menos do que o mínimo exigido por lei. 

Integrantes da comissão provisória do partido buscam a validação de assinaturas para o surgimento da legenda. Marina Silva fez denúncias de que os cartórios eleitorais estão sendo morosos na certificação das assinaturas para a criação do Rede Sustentabilidade. Marina alega que, como vários cartórios tem em seus quadros funcionários cedidos por prefeituras, há uma lentidão proposital com relação ao processo de verificação da autenticidade das assinaturas.

O JB alertou sobre esta denúncia em reportagem publicada na última quinta-feira. 

>> Veja aqui a reportagem

“A denúncia feita por Marina se baseou no fato de que 95 mil assinaturas encaminhadas a esses cartórios foram devolvidas sem fundamentação e isso não pode acontecer porque significa uma devolução sem nenhum parecer”, afirma o deputado Miro Teixeira que está colaborando com a criação do partido. Segundo ele, no caso das assinaturas rejeitadas, os cartórios deveriam se manifestar alegando o motivo da não aceitação, o que não ocorreu.