ASSINE
search button

ANS proíbe venda de 246 planos de saúde de 26 operadoras

Compartilhar

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) decidiu suspender a comercialização de 246 planos de 26 operadoras, já a partir desta sexta-feira (30). São 212 planos de 21 operadoras com suspensão no 6º ciclo de monitoramento. Há outras cinco operadoras que permanecem desde o 5º ciclo com produtos suspensos – ao todo, mais 34 planos. 

A ANS informou que o monitoramento do atendimento é essencial na regulação do setor de saúde suplementar e responde ao elevado número de reclamações dos consumidores. 

Foram até agora realizados seis ciclos de monitoramento, cujos resultados são apresentados trimestralmente, desde 2012. De março a junho de 2013, foram recebidas 17.417 reclamações sobre operadoras, um indicativo da percepção do consumidor brasileiro sobre o papel da ANS na resolução dos seus problemas.

Os planos de saúde que tiveram a comercialização suspensa descumpriram os prazos estipulados pela Agência para a realização de consultas, exames e cirurgias, ou negaram cobertura indevidamente. Ao mesmo tempo em que suspendeu comercializações, a ANS tem reativado sucessivamente planos que sanaram os problemas reclamados. Este último ciclo de monitoramento resultou na reativação de 125 planos de seis operadoras.