Jornal do Brasil

Quinta-feira, 11 de Abril de 2013

País

Associações de juízes acusam Barbosa de desrespeito e grosseria

Reação refere-se à acusação de que tribunais seriam criados em 'resorts'

Jornal do BrasilLuiz Orlando Carneiro

As três mais importantes associações de magistrados do pais (AMB, Ajufe e Anamatra) divulgaram nota, nesta terça-feira, na qual acusam o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, de ter agido "de forma desrespeitosa, premeditadamente agressiva, grosseira e inadequada para o cargo que ocupa".

A manifestação refere-se à audiência concedida pelo ministro aos presidentes das entidades, nesta segunda-feira, durante a qual Barbosa qualificou de “sorrateira” a aprovação pelo Congresso da Emenda Constitucional que criou quatro novos tribunais regionais federais, acrescentando que tais tribunais “vão servir para empregar advogados”, e “serão criados em resorts, em alguma grande praia”.

"Os ataques e as palavras desrespeitosas dirigidas às associações de classe, especialmente à Ajufe, não se coadunam com a democracia, pois ultrapassam a liberdade de expressão do pensamento.Como tudo na vida, as pessoas passam e as instituições permanecem. A história do Supremo Tribunal Federal contempla grandes presidentes e o futuro há de corrigir os erros presentes" - destaca a nota assinada pelos presidentes da AMB, Nelson Calandra. da Ajufe, Nino Toldo; e João Bosco Coura da Anamatra (em exercício)

Falta de diálogo

São os seguintes os demais trechos da nota:

" Ao permitir, de forma inédita, que jornalistas acompanhassem a reunião com os dirigentes associativos, demonstrou a intenção de dirigir-se aos jornalistas, e não aos presidentes das associações, com quem pouco dialogou, pois os interrompia sempre que se manifestavam.

Ao discutir com dirigentes associativos, Sua Excelência mostrou sua enorme dificuldade em conviver com quem pensa de modo diferente do seu, pois acredita que somente suas ideias sejam as corretas.

O modo como tratou as associações de classe da Magistratura não encontra precedente na história do Supremo Tribunal Federal, instituição que merece o respeito da Magistratura.

Esse respeito foi manifestado pela forma educada e firme com que os dirigentes associativos portaram-se durante a reunião, mas não receberam do ministro reciprocidade.

A falta de respeito institucional não se limitou às associações de classe, mas também ao Congresso Nacional e à Advocacia, que foram atacados injustificadamente.

Dizer que os senadores e deputados teriam sido induzidos a erro por terem aprovado a PEC 544, de 2002, que tramita há mais de dez anos na Câmara dos Deputados ofende não só a inteligência dos parlamentares, mas também a sua liberdade de decidir, segundo as regras democráticas da Constituição da República.

É absolutamente lamentável quando aquele que ocupa o mais alto cargo do Poder Judiciário brasileiro manifeste-se com tal desprezo ao Poder Legislativo, aos advogados e às associações de classe da Magistratura, que representam cerca de 20.000 magistrados de todo o país.

Os ataques e as palavras desrespeitosas dirigidas às associações de classe, especialmente à Ajufe, não se coadunam com a democracia, pois ultrapassam a liberdade de expressão do pensamento".

>>Ajufe divulga nota sobre criação dos novos TRFs

Tags: JB, país, pensamento, reunião, tramita

Compartilhe:

Tweet

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.