ASSINE
search button

Multada 6 vezes, Boate Kiss abriu sem alvará

Constatação é da prefeitura de Santa Maria 

Compartilhar

Quando foi inaugurada em julho de 2009 em Santa Maria (RS), a boate Kiss possuía todos os alvarás para funcionamento, exceto o de localização, o que, pela lei, proibia que ela promovesse qualquer festa. Mesmo assim, o estabelecimento abriu as portas e acabou sendo multado pela prefeitura da cidade seis vezes nos meses seguintes, totalizando R$ 15 mil em punições.

Por fim, um embargo foi redigido exigindo o fechamento da boate, mas o proprietário na época encaminhou os documentos que restavam e conseguiu regularizar a situação. Segundo o secretário de Controle e Mobilidade Urbana de Santa Maria, Miguel Pasini, o Poder Público cumpriu a sua parte.

"Foram emitidas seis multas (R$ 15 mil) e um embargo para o fechamento da casa noturna, a prefeitura sempre combateu as irregularidades. O proprietário antigo confirmou que abria o local por conta própria. Para fechar, é preciso ter a ordem judicial, e quando o pedido foi encaminhado, ele obteve os documentos e se regularizou", afirmou Pasini.

Oficialmente, a boate estava em condições para ser inaugurada no dia 14 de abril de 2010, nove meses depois da abertura irregular. A procuradora-geral do município, Anny Desconzi, desconhece o fato e salientou que vai investigá-lo somente a pedido da Polícia Civil. "Para mim, a Kiss existe desde que ganhou o alvará de localização, em abril de 2010. (...) Eu não tenho nos registros os dados anteriores. Uma instituição só abre quando está com tudo em dia. Se a polícia pedir, vamos procurar saber, mas eu desconheço", disse ela.

O número de internados vítimas do incêndio na boate Kiss diminuiu de 33 para 26. Destes, apenas quatro estão em ventilação mecânica. O levantamento feito no final de quarta-feira foi divulgado pelo Ministério da Saúde. Dos 26 feridos, cinco estão em hospitais de Santa Maria. Outros 21 se encontram internados em Porto Alegre.