Jornal do Brasil

Quarta-feira, 22 de Maio de 2013

País

Renan Filho usa verba da Câmara para advogado particular

Portal Terra

Recursos da verba indenizatória (dinheiro público) têm sido usados pelo deputado federal Renan Filho (PMDB-AL) para pagar advogados que atuam em causas privadas para ele próprio e o pai, o senador Renan Calheiros (PMDB-AL), recém-eleito para presidir o Senado. 

O gabinete do parlamentar, na Câmara desde fevereiro de 2011, já pagou a escritórios alagoanos que representam a dupla em demandas particulares, nas justiças comum e trabalhista, ao menos R$ 190 mil. As informações foram publicadas no jornal O Estado de S. Paulo.

As verbas indenizatórias são recursos distribuídos aos deputados para custear a atividade parlamentar, como passagens aéreas, telefone, correio e aluguel de escritórios políticos. O valor pago ao escritório Omena Barreto Advogados Associados, por exemplo, já soma R$ 170 mil. Um dos sócios, Rousseau Omena Domingos não atua oficialmente para Renan Filho em nenhuma ação judicial relacionada ao mandato ou à atividade parlamentar. 

Na justificativa à Câmara, Renan Filho alega que o escritório de Omena presta, de Maceió, onde é sediado, serviços de consultoria e assessoria parlamentar na elaboração de projetos e relatórios que apresenta no Congresso. Omena disse que os honorários da ação foram acertados à parte com o deputado e não têm relação com os repasses da Câmara. 

 

Tags: advogados, câmara, escritórios, pagamentos, renan

Compartilhe:

Comentários

1 comentário
  • Thais Canuto

    Não se consegue trabalhar em paz. Não acham nada contra Renan, agora tentan sujar a imagem de seu filho.
    Renan Filho é um homem honesto, de caráter e está trabalhando para a melhoria de Alagoas.
    Comentar

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.