Jornal do Brasil

Sábado, 25 de Maio de 2013

País

Diário de Paulo Vieira detalha ligações com Rosemary Noronha

Portal Terra

Isolado no cárcere, Paulo Vieira escreveu um diário, segundo informações do jornal O Estado de São Paulo. As anotações descrevem minuciosamente situações e relacionamentos com personagens como Rosemary Noronha, ex-chefe de gabinete da Presidência em São Paulo, e José Weber Holanda, ex-advogado-geral adjunto da União. 

Elas revelam um homem angustiado, que quer ir à Justiça apresentar seus argumentos e rebater ponto a ponto a Operação Porto Seguro, da Polícia Federal, que lhe confere papel decisivo na suposta trama para compra de pareceres técnicos de órgãos públicos. 

De acordo com a publicação, no quarto dia de reclusão, 26 de novembro, ele recorre aos céus. "Preso. Meu Deus! Piedade Senhor!" Insurge-se contra uma das imputações penais que recaem sobre ele, por corrupção ativa, artigo 333 do Código Penal. "Trancamento do inquérito. Onde está a participação do 333?".

Registros e reflexões do prisioneiro seguem linha defensiva, não hostilizam ninguém. Confirmam relações próximas com o ex-senador Gilberto Miranda (PMDB-AM) e com Rose Noronha, ambos alvos da Porto Seguro. Com ela, ressalta, tem "muitos negócios”. Cita Weber Holanda como “amigo” e fala da ministra Izabella Teixeira (Meio Ambiente) ao abordar liberação de um empreendimento portuário de Gilberto Miranda. "Quem provocou o tema foi a ministra do Meio Ambiente". 

Revela conhecer Cyonil Borges, que o delatou, desde 2002 e declara amizade a Evangelina Pinho, ex-superintendente da Secretaria de Patrimônio da União, denunciada por favorecer o grupo. O roteiro de defesa nega captação de recursos públicos. Ele afirma que jamais enriqueceu nos cargos que ocupou na administração. 

Descreve seus bens e o período em que foram adquiridos. Incomoda-o as instalações na prisão. "Condição da sala é péssima. Verificar possibilidade de prisão domiciliar".

Tags: alto, Corrupção, escalão, federal, Governo

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.