ASSINE
search button

MEC publica lista de cursos que terão vestibulares suspensos

Compartilhar

O Diário Oficial da União publica nesta quarta-feira a relação de cursos universitários que terão seus vestibulares suspensos por terem obtido índice insatisfatório no Conceito Preliminar de Curso (CPC) nas últimas medições realizadas em 2008 e 2001.

>> veja os cursos

A lista do Ministério da Educação tem 200 cursos. O ingresso para 38.794 vagas estará suspenso.

Todas as instituições que tiraram nota 1 e 2 serão convocadas a estabelecer um protocolo de compromisso junto ao MEC e terão de gerar relatórios a cada dois meses sobre o andamento das mudanças. Elas terão 60 dias para cumprir as exigências relacionadas ao corpo docente, como contratar novos mestres ou doutores, por exemplo; e 180 dias para se adequar na questão da infraestrutura, como criação ou reforma de laboratórios ou bibliotecas.

O CPC avalia o rendimento dos alunos, a infraestrutura e o corpo docente. Na nota do CPC, o desempenho dos estudantes conta 55% do total, enquanto a infraestrutura representa 15% e o corpo docente, 30%. Na nota dos docentes, a quantidade de mestres pesa em 15% do total; a dedicação integral, 7,5% e o número de doutores, também 7,5%.

Em 2011, foram avaliados 8.665 cursos, sendo 6.083 do sistema federal de ensino, das áreas de ciências exatas, licenciaturas e áreas afins, bem como cursos dos eixos tecnológicos de controle e processos industriais, informação e comunicação, infraestrutura e produção industrial.