ASSINE
search button

Propaganda eleitoral: SP, Macapá e Salvador por último

Peças começam a ser veiculadas dois dias além do prazo máximo

Compartilhar

A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão começará por último nas capitais dos Estados da Bahia, São Paulo e Amapá. Em Salvador, São Paulo e Macapá, após acordo entre os candidatos que estão no segundo turno, emissoras locais e Justiça Eleitoral, as peças de propaganda dos concorrentes no rádio e na TV voltarão a ser veiculados na segunda-feira (15), dois dias além do prazo máximo estipulado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Segundo o TSE, a propaganda eleitoral deve começar no mínimo 48 horas após a divulgação oficial do resultado da eleição em cada município, e, no máximo, até o próximo sábado, dia 13. Porém, caso os partidos e a Justiça Eleitoral entrem em acordo, o prazo pode ser estendido.

Das 17 capitais brasileiras onde haverá segundo turno, oito começarão a ter de volta os candidatos no rádio e na TV neste sábado. Este é o caso de Fortaleza, Vitória, São Luís, Cuiabá, Curitiba, Natal, Porto Velho e Florianópolis. Na última sexta-feira, os eleitores de Rio Branco voltaram a acompanhar a propaganda de seus candidatos.

Em outras cinco capitais a propaganda também já voltou a ser veiculada. Em Campo Grande e Belém, os eleitores acompanham as campanhas dos candidatos no segundo turno desde a última quarta-feira, enquanto em Manaus e Teresina os concorrentes voltaram para a TV e o rádio na última quinta-feira.

Mudanças

Diferente do primeiro turno, em que o espaço reservado é de 30 minutos, e o tempo é dividido proporcionalmente ao tamanho da representatividade da bancada de cada coligação, no segundo turno a propaganda no rádio e na televisão tem duração de 20 minutos, divididos igualmente em dois blocos de 10 minutos para cada candidato.

As propagandas irão ao ar todos os dias, às 7h e às 12h, no rádio, e às 13h e às 20h30 - no horário de Brasília -, até o dia 26 de outubro, a dois dias do segundo turno da eleição. Em todo o Brasil, 50 cidades terão essa fase da votação.