ASSINE
search button

Juízes federais confirmam greve de dois dias em novembro 

Compartilhar

Em assembleia geral extraordinária eletrônica, encerrada na noite desta terça-feira, a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) aprovou a paralisação dos magistrados federais em 21 e 22 de novembro, como etapa final da campanha para levar o Executivo e o Congresso a aprovarem medidas como a recomposição integral das perdas inflacionárias do subsídio no percentual de 28,86%, a implantação do adicional por tempo de serviço e o alinhamento remuneratório entre a magistratura federal, o Ministério Público da União e os juízes estaduais.

A recomposição de 28,86% diz respeito às perdas inflacionárias do subsídio desde a sua adoção em 2005, período em que os magistrados federais só tiveram 9% de reajuste contra uma inflação de 40% (INPC do IBGE). A assembleia geral Extraordinária foi precedida de reuniões preparatórias nos estados, onde foram apresentadas propostas de mobilização e de reivindicações.

Cerca de 750 juízes federais, que representam quase 50% dos associados, aprovaram, além da paralisação de dois dias em novembro, a decretação do “Estado de Mobilização”, o “Dia de Mobilização” até 15 de outubro, e a não participação da “Semana de Conciliação”, de 7 a 14 de novembro.