Jornal do Brasil

Sexta-feira, 19 de Setembro de 2014

País

Veja o que abre e fecha no feriado de Corpus Christi no Rio em em SP 

Portal Terra

No feriado de Corpus Christi, a cidade do Rio de Janeiro terá algumas alterações nos serviços municipais. No Metrô Rio, na quinta-feira e no final de semana, a baldeação entre as linhas 1 a 2 será feita na estação Estácio. Os shoppings terão horário de funcionamento diferenciado, mas, em geral, as lojas abrem das 15h às 21h, como já é de costume na capital fluminense. Veja outras alterações nos serviços durante os quatro dias:

Bancos

Segundo a Federação Brasileira de Bancos, a Febraban, as agências de todo o Brasil estarão fechadas na quinta-feira, e as contas com vencimento neste dia poderão ser quitadas na sexta-feira, quando os bancos funcionam no expediente normal.

Correios

Na quinta-feira e final de semana, apenas a unidade situada no aeroporto internacional Tom Jobim funciona, das 8h às 15h30. Na sexta-feira, a operação das agências será normal.

Shoppings 

Cada shopping tem um horário específico de funcionamento. Na quinta-feira de feriado, as lojas, por exemplo, do Center Shopping, Ilha Plaza, NorteShopping, Recreio Shopping, Shopping Tijuca, West Shopping e Via Brasil funcionarão das 15h às 21h. As áreas de lazer e praças de alimentação terão horários diferenciados, exceto o Plaza Niterói, que terá lojas e praça de alimentação abertas das 10h às 22h.

Supermercados

Funcionam normalmente no feriadão.

Comércio de rua 

As lojas podem abrir na quinta-feira, segundo o sindicato, desde que tenham aderido à convenção coletiva.

Barcas 

Na quinta-feira, as saídas no trecho Praça Araribóia/Praça XV terão saídas a cada 30 minutos, entre 6h e 23h30. Na sexta-feira, volta o funcionamento dos dias úteis, com saídas a cada 15 minutos nos horários de maior movimento. De Ilha Grande, na quinta-feira, a barca parte às 10h e retorna às 13h30. De Mangaratiba para Ilha Grande, parte às 8h e retorna às 17h30.

Metrô

Na quinta-feira, no sábado e no domingo, o funcionamento será das 7h às 23h, com a conexão entre as linhas 1 e 2 sendo feita na estação do Estácio. Na sexta-feira, o funcionamento é normal.

Hospitais e postos de saúde 

A rede municipal e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) funcionam de forma ininterrupta. Os polos de atendimento à dengue abrem das 8h às 20h, da quinta-feira a domingo.

Coleta de Lixo 

A coleta de lixo domiciliar e seletiva, além do serviço de poda, seguirão a programação regular, assim como a limpeza das áreas públicas de maior fluxo, o que inclui praças, parques, praias e ruas onde acontecerem feiras-livres. O Teleatendimento da prefeitura, no número 1746, também funciona 24h, recebendo reclamações, sugestões e solicitações de serviços.

Veja o que abre e fecha no feriado de Corpus Christi em SP

No feriado de Corpus Christi, a cidade de São Paulo terá algumas alterações nos serviços municipais. No domingo, quando ocorre a Parada GLBT, o Metrô vai operar com maior número de composições. Veja outras alterações nos serviços durante os quatro dias:

Abastecimento

Segundo a Secretaria Municipal de Coordenação das Subprefeituras, o feriado de Corpus Christi só altera o funcionamento dos mercados municipais e sacolões na quinta-feira, dia 7 de junho. De sexta-feira em diante, os estabelecimentos seguem seu esquema de funcionamento habitual.

No dia 7, os mercados municipais funcionarão nos seguintes horários: Kinjo Yamato, das 3h às 13h; Paulistano, das 6h às 18h; Central Leste, Vila Formosa e Teotônio Vilela, das 7h às 13h; Pinheiros, das 7 às 14h; Tucuruvi, Ipiranga, Penha, São Miguel e Sapopemba, das 8h às 13h; Pirituba, das 8h às 16h; Guaianases, das 8h30 às 13h; e Santo Amaro, das 9h às 15h. O mercado municipal da Lapa ficará fechado neste dia.

Já o funcionamento dos sacolões obedecerá aos seguintes horários: Jaguaré, das 6h30 às 13h; Santo Amaro, das 7h às 12h; Brigadeiro, Butantã, Cohab Adventista e João Moura, das 7h às 13h; Bela Vista, City Jaraguá, Jaraguá e Rio Pequeno, das 7h às 14h; Avanhandava e Piraporinha, das 7h às 14h30; Estrada do Sabão e Freguesia do Ó, das 7h às 15h; Lapa, das 8h às 13h; Cidade Tiradentes, das 8h às 15h, e São Miguel, das 9h às 15h. Assim como os mercados municipais, nos dias 8, 9 e 10 os sacolões funcionarão nos horários habituais.

As feiras livres funcionarão nos dias 7, 8, 9 e 10 nos locais e horários habituais.

Água

A Sabesp informou que o serviço de atendimento telefônico da companhia (195) vai funcionar 24 horas, atendendo casos emergenciais.

Assistência Social

Nos dias 7 e 8 de junho, os serviços de emergência e acolhida continuam funcionando ininterruptamente: abrigos, Casas de Acolhida, Central de Atendimento Permanente e de Emergência (CAPE), Centros de Referência da Criança e do Adolescente (Creca) e Centros de Acolhida (antigos albergues). O atendimento no sábado e domingo também será 24 horas por dia.

Permanecerão fechados nos dias 7 e 8 de junho: Loja Social Restaurante-Escola, Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Coordenaria de Assistência Social (CAS), Conselho Municipal de Assistência Social (COMAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Estes serviços não funcionam aos sábados e domingos.

Bancos

Na quinta-feira, não haverá atendimento bancário. De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e os carnês que vencerem no dia 7 poderão ser pagos no dia útil seguinte, sexta-feira (funcionamento normal), sem a incidência de multa. Os tributos, normalmente, já estão com a data ajustada pelo calendário de feriados (federais, estaduais e municipais).

Cultura

Vão funcionar todos os quatro dias de feriado prolongado: o Beco do Pinto, Capela do Morumbi, Casa da Imagem (antiga Casa n° 1), Casa do Bandeirante, Casa do Grito, Casa Modernista, Centro Cultural São Paulo, Monumento à Independência (Capela Imperial), Sítio da Ressaca, Sítio Morrinhos, Solar da Marquesa de Santos e a Galeria Olido, além dos ônibus-biblioteca.

As bibliotecas de bairro e a Monteiro Lobato fecham nos dias 7 e 8, reabrindo nos dias 9 e 10. A Biblioteca Mário de Andrade abrirá somente nos dias 8 e 9, das 10h às 17h. Os Bosques de Leitura não atendem nos dias 7 e 8.

O Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso abre no dia 7, das 10h às 18h; nos dias 8 e 9, das 10h às 20h, e no dia 10, das 10h às 18h. O Arquivo Histórico Municipal somente funcionará no dia 9, das 9h às 17h, e o Ponto de Leitura Piqueri atenderá somente nos dias 8 e 9, no horário habitual.

Não funcionarão o Teatro Artur Azevedo e o Theatro Municipal, no caso do segundo, inclusive o seu museu. Os Teatros Cacilda Becker e João Caetano funcionarão todos os dias nos horários e com os espetáculos já programados; o Teatro Décio de Almeida Prado abrirá nos dias 9 e 10. O Teatro Zaoni Ferrite abrirá nos dias 8, 9 e 10, também nos horários e com os espetáculos já programados.

Educação

Os Centros Educacionais Unificados (CEUs) funcionarão para as atividades de recreação e lazer todos os dias, nos horários habituais.

Esporte

De quinta-feira a domingo, os Clubes Escola e os Clubes da Comunidade atenderão em regime de plantão, e abrirão somente para as atividades esportivas e de lazer nos horários habituais. Os outros programas da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação também funcionarão, como os Pólos de Brincar, Virando o Jogo e as Corridas de Rua.

Parques

Todos os parques municipais funcionarão normalmente nos dias 7, 8, 9 e 10, nos horários habituais.

Poupatempo

Os postos Poupatempo, bem como o Disque-Poupatempo (0800-772-3633), não funcionarão na quinta-feira, dia 7 de junho. Já na sexta-feira e no sábado, dias 8 e 9, ambos atenderão em seus horários habituais.

Saúde

Os hospitais, prontos-socorros e unidades de Assistência Médica Ambulatorial 24 horas (AMAs 24h) atenderão todos os dias. As AMAs tradicionais abrirão também nos dias 7 (feriado) e 8 (ponto facultativo). As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) fecham na quarta-feira, dia 6, e voltam a funcionar na outra segunda (11). As AMAs Especialidades fecham nos dias 7 e 8, reabrindo normalmente no sábado.

Subprefeituras

As atividades das Praças de Atendimento nas Subprefeituras serão interrompidas a partir de quinta-feira, e só retornarão na segunda-feira, dia 11 de junho.

Trabalho

As unidades fixas e móveis do Centro de Apoio ao Trabalho e do Banco de Microcrédito São Paulo Confia não abrirão nos dias 7 e 8, e retornam às atividades na segunda-feira seguinte, em seus horários habituais.

Metrô

A partir de quarta-feira, o Metrô adotará esquema especial de operação para atender os usuários durante o feriado de Corpus Christi. Durante o período da noite pré-feriado, a oferta de viagens na Linha 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi) será reforçada para atender aos usuários que forem deixar a cidade utilizando os terminais rodoviários do Tietê ou do Jabaquara.

Na quinta-feira, dia 7, o número de viagens em todas as linhas metroviárias será semelhante ao de um domingo. Já na sexta-feira e no sábado, não haverá alteração na frota em relação ao número de composições que normalmente circulam nesses dias.

No domingo, por ocasião da Parada GLBT, a oferta de viagens será reforçada em comparação a um domingo típico. Durante todo o horário comercial, os usuários terão 68 viagens a mais na Linha 1-Azul; 108 na Linha 2-Verde (Vila Prudente-Vila Madalena); e 84 na Linha 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera-Palmeiras/Barra Funda).

Na segunda-feira seguinte ao feriado, para atender aos usuários que retornam à cidade, o início da operação será antecipado para às 4h nas linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha. Na Linha 5-Lilás (Capão Redondo-Largo Treze), a operação terá início no horário habitual (4h40).

CPTM

As obras nas seis linhas de trem da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) serão intensificadas na quinta-feira (7) e no domingo (10), e nesses dias as composições devem operar com maior intervalo durante todo o horário comercial. Os trabalhos são realizados em períodos de menor movimentação para reduzir o impacto aos usuários.

O horário de abertura e fechamento das linhas seria divulgado pela empresa na quarta-feira pré-feriado.

Tags: esquema, feriado, hoje, RJ, SP

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.