ASSINE
search button

Senador propõe criação de ministério para questões indígenas 

Compartilhar

O senador Wellington Dias (PT-PI) defendeu nesta sexta-feira em Plenário a criação de uma secretaria especial com status de ministério para tratar de assuntos indígenas. Segundo o senador, a pasta deve ser vinculada à Presidência da República e ter autonomia executiva para enfrentar os problemas que afetam essa parcela da população brasileira. "Precisamos ter um órgão executor que não fique na dependência de outras áreas", disse.

De acordo com o senador, os indígenas têm grau de mortalidade muito elevada em comparação com a média dos brasileiros. Ele estima ainda que 90% dos índios estejam em situação de extrema pobreza. O parlamentar também defendeu a indicação de um indígena para a presidência da Fundação Nacional do Índio (Funai), uma antiga reivindicação desses povos, segundo Wellington Dias.

"Imagina se estivéssemos propondo a indicação de um homem para a Secretaria de Mulheres ou se colocássemos um branco para tratar da Secretaria de Igualdade Racial. Teríamos uma guerra aqui", exemplificou o senador, lembrando que muitos indígenas estão preparados para o cargo, tendo formação superior e cursos de pós-graduação.

As informações são da Agência Senado